‘Acrimat em Ação’ leva informações à região com mais de 4 milhões de cabeças

A segunda rota do projeto itinerante vista municípios do Arinos e Noroeste de Mato Grosso
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A segunda rota do “Acrimat em Ação 2017” começa nesta sexta-feira (24) e percorrerá sete municípios da região do Arinos e região Noroeste de Mato Grosso. A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) apresenta este ano a palestra “Mercado pecuário: como transformar desafios em oportunidades”, uma temática atual, principalmente em momentos de crise como o vivenciado pela economia e pelo setor da carne.

O primeiro município visitado nesta etapa é Brasnorte (24.03) e depois a equipe segue para Juara (25.03), Aripuanã (27.03), Colniza (28.03), Cotriguaçu (29.03), Castanheira (20.03) e Juína (31.03). As duas regiões percorridas nesta fase possuem juntas 4,355 milhões de cabeças, o que representa 14% do rebanho mato-grossense.

O maior evento da pecuária de corte do Estado visitou, em sua primeira rota de 2017, seis municípios da região do Pantanal e do Guaporé e mobilizou 866 pecuaristas. Para esta segunda rota a expectativa é reunir mais de mil pecuaristas. O vice-presidente da Acrimat e produtor em Juara, Luís Fernando Conte, explica que o Acrimat em Ação é um evento já consolidado e os pecuaristas esperam por ele. “É um projeto voltado para levar informações técnicas ao pecuarista. São sete anos percorrendo todo o Estado com os assuntos pertinentes a produção de carne”.

O Acrimat em Ação 2017” trabalha como é possível melhorar a renda sem sair da atividade.  O produtor de Castanheira, Rafael Nogueira, conta que a entidade busca apresentar as ferramentas e tecnologias disponíveis e como elas podem ser utilizadas de acordo com o perfil de cada propriedade e produtor.

Outro ponto debatido na palestra é o mercado da carne, um dos assuntos mais discutidos atualmente por envolver todos os integrantes da cadeia produtiva, produtor, indústria e o consumidor, que está cada vez mais exigente.

De acordo com Jorge Basílio, pecuarista em Juína, o tema escolhido este ano é muito oportuno porque fala de desafios em um momento que passamos por uma situação de crise. “O intuito é que o pecuarista possa, a partir dessa palestra, se planejar e assim gerar mais lucro em sua propriedade”.

Marco Tulio Duarte Soares, presidente da Acrimat, explica que a escolha da palestra foi com base na demanda dos pecuaristas para melhorar os índices de produtividade. “Para se manter na atividade e com renda, é preciso conhecer todos os insumos da pecuária, o custo de produção e o produto que o mercado quer. A partir disso, é possível estabelecer metas para atingir os resultados esperados. Mas, sem planejamento, não há gestão de sucesso”.

Parceria

O “Acrimat em Ação 2017” conta com a parceria de empresas e entidades que acreditam que o conhecimento é indispensável para o desenvolvimento econômico e social. Em 2017,  o evento tem quatro parceiros. São eles Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sicredi, Concessionárias Trescinco e Ariel, Ouro Fino Saúde Animal e CRI Genética.

O superintende do Senar-MT, Otávio Celidonio, destaca a importância da qualificação para o desenvolvimento da pecuária de corte. “A pecuária evoluiu muito nos últimos anos, mas ainda pode avançar bastante na produtividade. Para isso, precisamos aprimorar os processos e capacitar as pessoas. É por isso que o SENAR tem que participar deste que é o principal encontro com os bovinocultures de MT”, declara Celidonio.

O gerente de Marketing da CRI, Daniel de Carvalho, explica que esta é uma excelente oportunidade para a empresa participar de um projeto tão importante. “Estamos muito alinhados com o objetivo do ‘Acrimat em Ação’, que é levar informação e conhecimento até criadores que, por muitas vezes não têm a disponibilidade e possibilidade de fazer essas buscas nos grandes eventos que ocorrem na capital. Acreditamos que percorrer as principais regiões produtoras da carne, que representam 70% do rebanho bovino do estado e presenciar quais são as suas principais demandas, contribuirá significantemente para a integração da cadeia”, destaca.

Rotas

No dia 24 de março começa a Rota 2, com Brasnorte (24.03), Juara (25.03), Aripuanã (27.03), Colniza (28.03), Cotriguaçu (29.03), Castanheira (30.03) e Juína (31.01).

A Rota 3 passa por Vila Rica (05.04), Ribeirão Cascalheira (06.04), Canarana (07.04), Cocalinho (08.04), Água Boa (10.04), Barra do Garças (11.04). Ainda em abril, a Rota 4 contempla Barra do Bugres (24.04), São José do Rio Claro (25.04), Tabaporã (26.04), Marcelândia (27.04) e Sinop (28.04).

A última rota acontece em junho e visitará Guarantã do Norte (05.06), Colíder (06.06), Apiacás (07.06), Nova Bandeirantes (08.06), Nova Monte Verde (09.06) e Alta Floresta (10.06).