Considerado o maior programa itinerante da pecuária de corte no estado, o Acrimat em Ação, evento promovido pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), continua levando conhecimento. Nesta 13ª edição, o evento percorre 30 municípios, levando conhecimento técnico e promovendo discussões que estimulam o desenvolvimento do setor.
Até o momento, 20 cidades já receberam a palestra do especialista Wagner Pires, engenheiro agrônomo com vasta experiência em manejo de pastagem. O tema central deste ano, “Manejo correto de pastagem: Receita para uma pecuária de sucesso”, visa enfatizar a importância da pastagem na rentabilidade e produtividade da pecuária mato-grossense.
A receptividade tem sido notável. Em todos os municípios que o evento passou teve sucesso de público, com números expressivos. A expectativa é que, ao final da edição de 2025, cerca de 5 mil pecuaristas sejam impactados pelo evento, contribuindo para a evolução contínua da pecuária de corte em Mato Grosso.
Além das discussões técnicas, o Acrimat em Ação também promoveu uma troca enriquecedora de experiências entre os participantes. Para muitos produtores locais, é uma chance de discutir os desafios específicos enfrentados em suas regiões, buscando alternativas viáveis para problemas comuns, como a escassez de recursos hídricos e a busca por melhores práticas ambientais.
Com mais 10 municípios pela frente, a expectativa é de que a 13ª edição do Acrimat em Ação siga cumprindo sua missão de promover o fortalecimento do setor produtivo em Mato Grosso, oferecendo aos seus participantes novas ferramentas e visões para enfrentar os desafios do mercado, sempre com um olhar atento para a inovação e a sustentabilidade.
Nesta terceira rota, o evento passará por Nova Canaã e Colíder. Já em Abril, a última rota percorrerá os municípios de Poxoréu, Paranatinga, Gaúcha do Norte, Ribeirão Cascalheira, Vila Rica, Água Boa, finalizando em Pontal do Araguaia.
O Acrimat em Ação conta com patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase-MT), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Grupo Canopus e FS Fueling Sustainability.