Acrimat em Ação reúne centenas de pessoas e supera expectativa em Nova Canaã do Norte

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Com expectativas superadas, o Acrimat em Ação registrou a participação de 239 produtores na cidade de Nova Canaã do Norte nesta quinta-feira (31.03). O município recebeu pela primeira vez o maior programa itinerante da pecuária de corte de Mato Grosso, que levou informações aos pecuaristas da região, por meio de palestra.

Neste ano, a 10ª edição do Acrimat em Ação é uma continuação do programa iniciado em 2020 e paralisado com a pandemia do coronavírus. Ao todo, 19 municípios serão contemplados com a palestra “Pecuária de corte de sucesso: um caminho sem volta”.

“A palestra de hoje, entendo como um chacoalhão no produtor. Um momento para enxergar o nosso negócio e entender que é necessário analisar os números. Não basta apenas produzir, tem que saber quanto custa para produzir e que valor deve ser vendido o boi”, afirmou o diretor regional da Acrimat, Eduardo Borges.

Ele ainda destacou como o sistema de integração lavoura-pecuária e adoção da rotação de pasto e lavoura intensificou o uso da terra e possibilitou manter sua área produzindo por mais tempo, o que refletiu no aumento da produtividade da sua propriedade.

“Essa integração da lavoura-pecuária com a safrinha fez com que o setor se intensificasse mais. No meu caso que faço a integração, a gente tem uma renda do milho e uma renda extra com a engorda do boi, refletindo na melhora da rentabilidade do negócio e consequentemente do faturamento da propriedade”, esclarece.

Além das informações técnicas, a troca de experiência entre produtores, entidades e empresas presentes no Acrimat em Ação tem sido fundamental para que o pecuarista possa analisar o atual cenário da cadeia produtiva da carne bovina e encontrar soluções para as adversidades que vão aparecendo em seu negócio.

“O evento teve como palestrante o doutor Gustavo Rezende e trouxe a questão do boi 777, onde o objetivo é tentar reduzir a idade ao abate e aumentar o peso da carcaça. Além disso, esse método também visa a cria, recria e engorda do rebanho tornando o assunto de suma importância para o pecuarista”, enfatiza o médico veterinário e pecuarista, Ricardo Surjus.

Além de Nova Canaã, o Acrimat em Ação também será realizado em Tabaporã nesta sexta-feira (1º.04), às 19h, no Parque de Exposições; e em Juara, no sábado (02.04), às 16h, no Acrivale.

O Acrimat em Ação conta com patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase-MT), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), FS Bioenergia, além da Nissan Saga.

Texto: Luariany Bispo/ Foto: Leandro Balbino