Acrimat destaca união e sai em defesa dos interesses da pecuária

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O Portal DBO, da empresa jornalística multimídia DBO Editores Associados, publicou matéria em seu site nesta segunda (22/03) intitulada “A polêmica Heineken e a voz da pecuária”, onde trata da polêmica causada nas redes sociais pela Heineken, que contrapôs a cervejaria, segunda maior do mundo – com receita global de € 19,71 bilhões em 2020 – e os pecuaristas, grupo que pouco se manifesta nos ambientes digitais, em comparação a outros setores. Esta foi a primeira vez que os pecuaristas, em bloco, se posicionaram no grau visto depois que a notícia atingiu diferentes grupos de whatsapp.

No sábado 21, a empresa fez uma postagem sobre o consumo de cerveja, relacionando a data ao Dia Mundial sem Carne, instituída pela ONG norte-americana Farm (Fazenda), em 1985. A indignação dos pecuaristas foi imediata e como um rastilho de pólvora. Na manhã desta segunda (22/3), eram quase 16 mil manifestações no Instagram, rede na qual a postagem foi feita.

Autoridades da atividade pecuária, como Adriano Barbosa, um dos principais leiloeiros rurais do País, se manifestaram no grupo de whatsapp RedeDBO. “Seria um sonho uma entidade única e focada na pecuária, a exemplo da Aprosoja. Vamos sonhar com uma ‘Aprocarne’’’, disse

Oswaldo Pereira Ribeiro Júnior, presidente da Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), destacou que a entidade poderia ajudar nessa tarefa com a sua expertise. “Temos 50 anos de existência. Representamos o Brasil na Aliança Internacional da Carne, onde os maiores exportadores têm suas associações nacionais”, disse ele. “Mas uma nacional seria bem-vinda, com certeza. Somos muito pró ativos e combativos na defesa dos nossos interesses e estamos abertos para discutir esse tema.”

Entenda o caso

No domingo, a empresa se manifestou, publicando sua posição e usando como imagem um corte de carne. Esta, também, foi a primeira postagem da página HeinekenBR, criada em novembro de 2011, a colocar o churrasco ao lado da bebida. Até o momento, foram 798 postagens no Instagram, página com 651 mil seguidores.

No Brasil, um dos principais mercados para a multinacional holandesa, a empresa tem em seu portfólio as marcas Heineken, Amstel, Baden Baden, Bavaria, Devassa, Eisenbahn, Glacia, Kaiser,Kirin Ichiban, No Grau, Schin, Sol e Xingu. (confira o segundo post, abaixo)

As hashtgs (palavras-chave para indexação) mais utilizadas foram #diamundialsemheineken e #churrascosemheineken. Na manhã de hoje, grupos de pessoas que têm a dieta vegana como princípio começavam a se manifestar, colocando a posição dos pecuaristas como algo desnecessário, fora do contexto e equiparando os produtores a haters (odiador, em inglês), que no mundo da internet denomina pessoas que postam comentários de ódio ou crítica infundadas.

Leia a matéria original no Portal DBO https://www.portaldbo.com.br/a-polemica-heineken-e-a-pecuaria-produtiva/