Acrimat participa de Jornada Nacional de Policiamento Rural e reforça necessidade de segurança para o produtor

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) participou da 1ª Jornada Nacional de Policiamento Rural, realizada no município de Sinop, e reforçou a importância da intensificação das práticas de segurança no campo para garantir a proteção do pecuarista, dos trabalhadores das propriedades, além de aproximar as forças policias da comunidade rural.

O evento faz parte da Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, iniciativa inédita do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e reuniu membros da Secretaria Nacional de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso, além de outras autoridades civis, militares e ligadas ao agronegócio.

O objetivo era o de debater a respeito da segurança no campo por meio do compartilhamento de experiências, de boas práticas e ações das forças de segurança pública no combate à criminalidade em ambientes rurais. Em Mato Grosso, o destaque ficou para a criação e atuação da Patrulha Rural Georreferenciada.

Representando a Acrimat no evento, o diretor técnico Francisco Manzi reforçou a importância da atuação da segurança pública no combate aos crimes no campo, de modo a garantir um policiamento repressivo e evitar roubos, furtos e tantos outros crimes nas propriedades rurais.

“A segurança no campo é uma preocupação de todos os produtores mato-grossenses, do pequeno ao grande fazendeiro. E poder discutir sobre esse assunto em um evento como este, que reúne as forças policiais do município, Estado e Federal, é de extrema importância para que as autoridades possam desenvolver uma política pública de segurança eficiente e aprimorar o trabalho das instituições de segurança pública no campo e também na cidade”, afirmou.

Ainda durante o evento, o secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), Carlos Renato Paim, destacou que o campo é um setor essencial para a economia do país e, por essa razão, é fundamental o debate sobre a segurança das áreas rurais.

“Que tenhamos a capacidade de ter um diálogo franco, objetivo e transparente para que as boas práticas apresentadas, a respeito da segurança no campo, sejam aprimoradas e levadas para todas as regiões do Brasil. Além disso, que possamos propor novas estratégias para aprimorar o trabalho das instituições de segurança pública no campo e na cidade”, garantiu.

Jornada

A Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social começou em setembro e será realizada em sete etapas, até março de 2022, com a discussão de temas como Encontro Nacional de Gestores de Estatísticas de Segurança Pública; Município, Segurança Pública e Criminalidade; Segurança nas Fronteiras – Integração e Apoio Mútuo; e Violência Doméstica e Contra a Mulher. A ação tem papel fundamental na discussão de novos caminhos e perspectivas para a segurança pública do país.

.

.

Com informações da assessoria do Ministério da Justiça e Segurança Pública