Acrimat participa de lançamento nacional do Protocolo de Produção Sustentável de Bezerros

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Após os bons resultados do programa de Produção Sustentável de Bezerros, que tem a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) como parceiro implementador no Estado desde 2019, foi lançado nacionalmente o Protocolo de Produção Sustentável de Bezerros, que é uma ferramenta para promover a rastreabilidade completa da produção pecuária brasileira.

O Protocolo foi elaborado a partir do Programa de Produção Sustentável de Bezerros e tem como objetivo oferecer soluções tecnológicas para acelerar a adoção de modelos mais sustentáveis na cadeia pecuária, desde os bezerros até os consumidores finais, de modo que sejam conhecidos os atributos socioambientais dos produtos originários dos bovinos de corte.

O lançamento deste protocolo aconteceu nesta semana em Brasília e reuniu representantes da IDH (Iniciativa para o Comércio Sustentável), do Grupo Carrefour Brasil e da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), que são os realizadores da iniciativa, além de representantes da Acrimat e de outras instituições apoiadoras e implementadoras.

Presente no evento, a diretora da Acrimat, Eloísa El Hage, realizou uma apresentação sobre o programa de Produção Sustentável de Bezerros e o papel da Acrimat como responsável pela coordenação e gestão de toda a equipe técnica das unidades da região do Vale do Araguaia e agora do Pantanal, em Cáceres.

“O produtor não quer sair da propriedade. Ele quer aumentar sua produtividade, estar legalizado, acessar as oportunidades do boi-china. Mas, para isso, ele precisa de ajuda e esse programa está se mostrando extremamente positivo em todas as unidades onde já está sendo implementado. E nesse tempo em que já estamos em campo, nós estamos tendo uma procura muito grande, pois a adesão é voluntaria. Eu fico muito feliz com a certeza da continuidade e maior abrangência desse programa em nosso Estado e no Brasil inteiro”, afirmou Heloísa durante a apresentação.

O protocolo

O protocolo é um conjunto de procedimentos que fornece instruções, por meio de assistência técnica produtiva e ambiental ao produtor, para a produção de bezerros com responsabilidade socioambiental. 

Com abrangência nacional, o protocolo poderá ser aplicado em fazendas de cria em todos os biomas brasileiros e visa a assegurar que os animais sejam identificados desde o nascimento e que as fazendas estejam em conformidade socioambiental.

A partir do lançamento do protocolo, a meta para 2022 é aportar assistência técnica, financeira e ambiental para 557 produtores, totalizando mais de 190 mil cabeças de gado, 210 mil hectares de pastagens e cerca de 188 mil hectares de área conservada nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, em Mato Grosso.