Acrimat registra falta de infraestrutura logística na região nordeste do Estado

Estradas sem asfalto e ponte interditada dificultam escoamento da produção e isolam comunidades
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Em mais uma expedição do “Acrimat em Ação 2017”, a equipe técnica da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) registrou os problemas enfrentados pelos produtores rurais para o escoamento da produção. Esta semana, com as chuvas registradas nos últimos dias na região nordeste do Estado, uma ponte foi interditada na BR-158, entre o município de Confresa e distrito de Alô Brasil, e para chegar até Vila Rica é preciso aumentar em 200 km o percurso pela MT-322, que também está em péssimas condições de tráfego.

Mais do que impedir o escoamento da produção, os problemas de logística isolam comunidades e dificultam o desenvolvimento econômico e social da região. Pecuarista há 21 anos na região, Jânio Carlos Moreira da Silva fala da dificuldade para o setor devido a falta de infraestrutura. “Hoje a frota de caminhão precisa desviar mais de 200 quilômetros para levar nossa produção. Temos muitas perdas por falta de infraestrutura logística” relata o produtor.

Além de logística, outros problemas impedem o crescimento da agricultura na região, como  a falta de armazéns. O representante regional da Acrimat, Anísio Vilela Junqueira Neto, destaca que 40 mil hectares de soja foram plantados este ano, mas sem armazém e sem estrada para tirar a produção do campo, os produtores não podem expandir o cultivo. “Temos muito potencial, mas não temos como investir mais por causa da infraestrutura. Não temos como estocar nem como escoar”.

Segundo Anísio Neto, a agricultura só tem a somar na região, inclusive para pecuária. “Com o plantio, conseguimos recuperar nossas pastagens, fazer a integração lavoura-pecuária e com isso aumentaríamos a produtividade da carne”, afirma o produtor.

O “Acrimat em Ação 2017” está em sua 3ª rota desta edição e passa, de 05 a 11 de abril, por seis municípios da região do Araguaia. Durante os eventos, voltados para a cadeia produtiva da carne, os pecuaristas recebem informações técnicas e apresentam as demandas da região.

Este ano a palestra “Mercado pecuário: como transformar desafios em oportunidades”, com a pesquisadora do Cepea Mariane Crespolini, aborda como o planejamento e gestão dos negócios podem melhorar os resultados na propriedade.

Parceria

O “Acrimat em Ação 2017” conta com a parceria de empresas e entidades que acreditam que o conhecimento é indispensável para o desenvolvimento econômico e social. Em 2017, o evento com a participação de cinco parceiros, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sicredi, Concessionárias Trescinco e Ariel, Ouro Fino Saúde Animal e CRI Genética.

Rotas

A Rota 3 passa por Vila Rica (05.04), Ribeirão Cascalheira (06.04), Canarana (07.04), Cocalinho (08.04), Água Boa (10.04), Barra do Garças (11.04). Ainda em abril, a Rota 4 contempla Barra do Bugres (24.04), São José do Rio Claro (25.04), Tabaporã (26.04), Marcelândia (27.04) e Sinop (28.04).