Acrimat reúne produtores e apresenta estratégias para aumentar produção de bezerros de corte

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Produtores do município de Cáceres, sudoeste de Mato Grosso, participaram nesta semana de uma palestra realizada pelo diretor técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco Manzi, sobre as estratégias para aumentar a produção de bezerros de corte.

A palestra foi realizada como parte do projeto de Produção Sustentável de Bezerros, desenvolvido pela Acrimat em parceria com o IDH e Grupo Carrefour, com o objetivo de oferecer aos produtores de carne ferramentas que permitam melhorar os resultados do segmento da cria nos aspectos econômicos e ambientais.

De acordo com Francisco Manzi, a intenção da palestra foi abordar mais detalhes sobre a “estação de monta”, que é uma ferramenta importante para ganhos de produtividade, especialmente para se alcançar o difícil objetivo do pecuarista que exerce a atividade de cria, que é atingir a meta de produzir um bezerro por vaca por ano.

“A estação de monta é o período que os reprodutores ficam com as fêmeas em reprodução para que os bezerros nasçam no período onde as matrizes possam parir na melhor condição corporal, tanto para produzirem bezerros saudáveis quanto para reconceber o mais rápido possível e seus produtos possam se desenvolver da melhor forma possível”, explicou.

Além da técnica da estação de monta, foram abordados os aspectos nutricionais para que o pecuarista tenha mais eficiência e todos os fatores que podem influenciar no resultado, tais como o índice de prenhez, perdas gestacionais, perdas pós nascimento e peso para a desmama, por exemplo.  “Com esse número em mãos o produtor pode traçar as estratégias para ser cada vez mais eficiente”, afirmou Francisco Manzi.

Produção Sustentável de Bezerros – O projeto visa a atender propriedades no Vale do Araguaia, nas cidades de Gaúcha do Norte, Paranatinga e Ribeirão Cascalheira, além das fazendas dos municípios de Poxoréu e de Cáceres, que também integram o projeto.

A intenção é melhorar a qualidade dos bezerros produzidos, viabilizar a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP), aumentar a produtividade dentro da propriedade e, assim, garantir melhor renda para todos os agentes da cadeia.