Acrimat sela parcerias e dá início a projeto sustentável

A equipe técnica do Projeto Produção Sustentável de Bezerros, coordenada pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), dará início ao diagnóstico nas propriedades que estão pré-cadastradas no programa, nesta segunda-feira (14.01)
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O programa é uma realização da Acrimat, da Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) e do Grupo Carrefour.
Nesta nova etapa, a equipe – composta por meio de termo de compromisso firmado entre a Acrimat, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e a Associação dos Profissionais da Pecuária Sustentável (APPS) -, começa a visitar os municípios contemplados, para realização do diagnóstico.
O objetivo é oferecer aos produtores de carne de Mato Grosso ferramentas que permitam melhorar os resultados do segmento da cria nos aspectos, econômicos, ambientais e sociais e vai atender 300 propriedades que estão localizadas nos municípios de Gaúcha do Norte e Paranatinga, além de Ribeirão Cascalheira.
A primeira cidade-pólo a receber a equipe é Paranatinga, às 7h30, na sede do Sindicato Rural. No fim do dia, às 17h30, será a vez dos pecuaristas de Gaúcha do Norte conhecerem os membros da equipe, que ficará responsável pela coleta de informações, levantamento de dados e posterior análise. O município de Ribeirão Cascalheira será visitado na terça-feira (15.01), às 13h30. Em todas as cidades, os encontros serão realizados nas sedes dos sindicatos rurais local.
De acordo com o presidente da APPS, Paulo Araripe, a parceria da entidade com o projeto será parte das ações de celebração dos dez anos da Associação, que tem como principal foco difundir ciência e tecnologia em sustentabilidade na cadeia da pecuária. Hoje, a APPS possui 38 associados, entre universidades, institutos de pesquisa e empresas de consultoria ligadas à produção pecuária sustentável.
“Os nossos associados são entidades que geram conteúdo para abastecer os pecuaristas, e a sociedade em geral, com informação que mostra a diferença entre trabalhar com sustentabilidade e não trabalhar. O Brasil é um dos maiores produtores de carne do mundo, mas os brasileiros ainda não enxergam isso. A APPS foi criada para combater esse viés, mas com conteúdo técnico, científico, da academia. Desta forma temos feito a argumentação contraria mostrando como é possível se produzir dentro dos eixos da sustentabilidade”, afirma o presidente.
De acordo com consultor da Acrimat, Amado de Oliveira, a APPS vai coordenar o trabalho técnico, que também conta com a parceria da Empaer. Na sequência será dada a assistência e consultoria aos pecuaristas selecionados, para então dar início à produção dos bezerros nas propriedades. “O programa foi efetivamente lançado em setembro de 2018, quando tivemos um número expressivo de pré-cadastros nas três cidades. Feitos todos os encaminhamentos, agora partimos para a prática”, ressalta o consultor.
Por meio do Projeto Produção Sustentável de Bezerros será oferecida capacitação com base em ações como diagnóstico da propriedade, análise das ferramentas tecnológicas a serem aplicadas, assessoria para regularização fundiária e ambiental, orientação para acesso às linhas de crédito, assistência técnica nas áreas de veterinária, zootecnia e gestão da propriedade, assistência técnica para recuperação de Áreas de Preservação Permanente, treinamento de ferramentas de gestão financeira, promoção da carne da região para o mercado interno e externo, entre outros.
“Começaremos com a aplicação dos questionários no campo, é o diagnóstico para termos o perfil técnico de produção e ambiental. A visão da APPS sobre a atividade, de forma sustentável, é que ela precisa ser produtiva, respeitar o meio ambiente e a legislação e ser aceita socialmente aceito”, afirma Araripe.