IBA publica declaração sobre manifesto da OMC no combate ao Covid 19

Com a pandemia, ficou ainda mais evidenciada a importância dos pecuaristas e de todos os produtores rurais para a economia mundial.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), instituição que representa o Brasil na Aliança Internacional da Carne Bovina – IBA (sigla em inglês), entidade que além do nosso país é formada por organizações de produtores de carne bovina da Austrália, Canadá, México, Nova Zelândia, Paraguai e Estados Unidos, e que responde por 64% das exportações de carne bovina do mundo publica uma declaração em relação ao Manifesto da Organização Mundial do Comercio sobre as medidas de Combate ao Covid 19

“A IBA saiu em defesa do setor produtivo, em especial dos pecuaristas, no que diz respeito a manutenção do livre comércio, por meio da relativização de ações impostas por órgãos como a Organização Mundial do Comércio (OMC), que impediam e/ou restringiam o transporte de produtos como a carne, ações estas que visam combater a pandemia do Covid-19 mas que acabam prejudicando em demasia o trabalho de todo um setor, como o da pecuária”, destaca o vice presidente da Acrimat Amarildo Merotti.

A IBA argumentou em declaração que “a pandemia do novo Corona vírus (COVID-19) se tornou um desafio de saúde pública sem precedentes, e acabou acarretando medidas para conter a propagação da doença que resultaram na retração de grande parte da economia mundial. Diante dessa pandemia global, o comércio de alimentos recebeu amplo destaque como atividade essencial para a segurança alimentar em todo o mundo”.

Lembrou que “problemas enfrentados por exportadores do mundo inteiro, que tem encontrado interrupções contínuas no transporte internacional, fundamental para o comércio de commodities como a carne bovina”, se mostraram um desafio para toda a cadeia produtiva.

Em seguida, disse que uma medida tomada por alguns membros da Organização Mundial do Comércio (OMC), que introduziram medidas protecionistas, como proibições e restrições à exportação, agravaram a crise do transporte de alimentos.

Contudo, outra decisão tomada por membros da OMC, que assinaram o Manifesto Conjunto da Organização Mundial do Comércio (OMC): Uma resposta à pandemia Covid-19 com a negociação de produtos agrícolas e alimentos de maneira facilitada”, reconhecendo assim que é imperativo que essas medidas não afetem o comércio de produtos agrícolas e agroalimentares, foi festejada pela IBA.

A IBA entende que medidas radicais como a interrupção total do transporte de alimentos faz com que se reconheça que isso acaba afetando adversamente a segurança alimentar e nutricional de boa parte da população mundial, e verificar que membros da OMC que apoiam a Declaração Conjunta estão reconhecendo a necessidade de se rever essa postura. “É crucial que sejam mantidos os serviços logísticos, a fim de apoiar uma cadeia de suprimento de alimentos em funcionamento adequado”, diz a IBA.

Com a pandemia, ficou ainda mais evidenciada a importância dos pecuaristas e de todos os produtores rurais para a economia mundial. No seu papel de garantir que os consumidores tenham acesso a alimentação, em especial a carne bovina, alimento fundamental para a saúde da população, o pecuarista se mostrou peça chave no combate à redução das atividades econômicas.

Fonte: https://www.wto.org/english/tratop_e/covid19_e/covid19_e.htm