Aplicativos para smartphones facilitam a produção agrícola

Prestes a comemorar 40 anos de fundação, a Aprosmat se consolida como importante aliado do agronegócio.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Durante a segunda rota do Acrimat em Ação, a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) apresentou dois aplicativos que prometem melhorar a produção agrícola. O Pasto Certo traz recomendações e restrições para cada tipo de cultivo. Já o Semente Legal é uma plataforma para rastreabilidade segura de sementes.

O presidente da Aprosmat, Gutemberg Carvalho Silveira, participou da edição realizada em Poxoréu. Na ocasião, falou sobre o trabalho da entidade em prol do agronegócio. “Nestes 40 anos mantivemos o foco em ajudar no desenvolvimento do setor sementeiro em Mato Grosso, e assim, contribuir para o engrandecimento do agronegócio no estado. Crescemos em tamanho, capacidade técnica e na área de análise de sementes, e poder mostrar estas conquistas ao produtor rural, maior beneficiado pelo trabalho da Aprosmat, é gratificante”.

“Durante as palestras realizadas em Poxoréu, Paranatinga e Barra do Garças, falamos do Pasto Certo, aplicativo para dispositivos móveis que permite o acesso, de forma rápida e integrada, às características das principais cultivares de forrageiras tropicais”, explica o agrônomo.

Para o produtor rural de Primavera do Leste, Genilton Vasques da Silva, 57 anos, é importante usar a tecnologia no campo. “Para falar a verdade, nem sabia da existência da Aprosmat, agora sei até que a tecnologia deles está aqui para nos ajudar; gostei muito do Pasto Certo e já vou baixar no meu celular”.

Caio Ribeiro Santos, 32 anos, é pecuarista da região de Barra do Garças, e conhece a Aprosmat, mas não tinha ouvido falar dos aplicativos. “Os dois são muito bons e estão aí para ajudar a gente, que tá lá na ponta, e as vezes não tem tempo para se informar sobre essas ferramentas”.

ACRIMAT EM AÇÃO

Depois de percorrer alguns municípios nesta semana, o Acrimat em Ação foi interrompido atendendo orientação do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de Mato Grosso para prevenir a propagação do Coronavírus.

Patrocinadora do Acrimat em Ação, a Aprosmat entende que a decisão visa preservar tanto a população visitada pelo programa, quanto todos os envolvidos nas atividades.

Assim como a maioria dos eventos que tem sido adiado, o Acrimat em Ação será reagendado para o segundo semestre do ano, e as novas datas serão informadas em momento oportuno.

*Com informações da Ascom/Aprosmat