Após audiência pública, agropecuaristas poderão produzir em áreas úmidas do Araguaia e Guaporé

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Foi suspensa pelo Juiz da Vara Especializada do Meio Ambiente, Rodrigo Roberto Curvo, a decisão que suspendeu a liminar, liberando a produção nas áreas úmidas do Vale do Araguaia e do Guaporé.

Na decisão do magistrado, foi considerado que suspender licenciamentos, obras e produção agropecuária nestas áreas, seria uma medida excessiva.

“Dessa forma, a permanência dos efeitos da liminar, pelo menos por ora, tem potencial para comprometer a estabilidade social e econômica não só das regiões informadas nas manifestações acima referidas – Vales do Araguaia e do Guaporé –, mas de todo o Estado de Mato Grosso”, destacou.

A Acrimat, participou da Ação Civil Pública, movida pelo Ministério Público Estadual, por entender que afetaria os pecuaristas das duas regiões.

“É uma grande vitória para os produtores rurais dos Vales do Araguaia e Guaporé, regiões de extrema relevância para a pecuária mato-grossense. Junto com outras entidades, ingressamos nesta ação, requerendo a suspensão da decisão e conseguimos essa conquista”, enfatiza o presidente da Acrimat, Oswaldo Ribeiro Junior.

Foi determinado a suspensão dos efeitos da liminar por 120 dias e a apresentação de um relatório sobre o bioma neste período, com uma melhor análise da situação pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania em Matéria Ambiental de Cuiabá (Cejusc-Ambiental).