Aprosoja vai tentar reverter tabela de fretes na Justiça

A entidade critica a rapidez na aprovação da medida provisória e lamenta a falta de um debate mais profundo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Após a medida provisória 832 de 2018 ser aprovada em menos de um minuto pelo Senado, a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) já fala em “buscar todos os recursos possíveis no âmbito dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para reverter a regra, que instituiu o tabelamento do preço do frete para o transporte rodoviário de cargas”.

A entidade critica a rapidez na aprovação da MP e lamenta a falta de um debate mais profundo, “tendo em vista os impactos que a medida vai causar em toda a economia brasileira”, diz em nota.

A Aprosoja alerta que o frete mínimo vai encarecer o custo de produção agrícola e inviabilizar a comercialização de muitos produtores, além de aumentar o custo para o transporte dos produtos da cesta básica e provocar alta da inflação.

Para a entidade, o texto contraria a lei da oferta e da demanda e vai desregular o livre mercado, provocando um efeito cascata nos preços de todos os produtos que dependem do transporte rodoviário de cargas para chegar aos consumidores. Segundo a associação, se a medida não for revertida, “os produtores e consumidores irão pagar esta conta”, finaliza.