Barra do Garças abre a Rota 4 do ‘Acrimat em Ação 2018’

De 2013 a 2017, cerca de 700 produtores de Barra do Garças e municípios próximos participaram do “Acrimat em Ação”
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Produtores da região Barra do Garças participam na próxima segunda-feira (23) da 8ª edição do “Acrimat em Ação”. O município dá início a Rota 4 do projeto, que passa ainda por Ribeirão Cascalheira (24.04), Vila Rica (25.04), Canarana (26.04), Água Boa (27.04) e Cocalinho (28.04), região com rebanho de aproximadamente 2,5 milhões de bovinos. Em Barra do Garças, o evento será realizado no Garden Hall, a partir das 19h.

De 2013 a 2017, cerca de 700 produtores de Barra do Garças e municípios próximos participaram do “Acrimat em Ação”, sendo que ano passado foram quase 200 pecuaristas mobilizados.  Uma das principais regiões produtoras de carne, o Araguaia, como é conhecido o nordeste mato-grossense, passa nos últimos anos por um processo de transformação com a chegada da agricultura e com isso a possibilidade de integração lavoura-pecuária, recuperação das pastagens e consequente ganho produtivo.

Com o tema “Do pasto ao prato: agregação de valor à pecuária de corte”, o “Acrimat em Ação” traz este ano as ferramentas disponíveis para melhorar os índices de produtividade e aponta como isso tem reflexos na qualidade do produto ofertado. Ou seja, como a cria, a recria e a engorda de animais podem ser mais lucrativas para o produtor e o produto final mais satisfatório para os clientes?

A representante da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Maria Ester Fava, a Teia Fava, explica que este ano o tema central engloba toda a cadeia produtiva da carne, do capim ao bife. “Produzimos, primeiramente, o capim e é a partir dele que chegamos até a carne que vai à mesa de consumidores do mundo inteiro. E com a palestra deste ano, vamos conhecer tecnologias disponíveis para melhorar ainda mais a qualidade da nossa carne e assim atingir mais e melhores mercados”, afirma Teia Fava.

O presidente da Acrimat, Marco Tulio Duarte Soares, explica que o sucesso se consolida quando o pecuarista fideliza o cliente final e o caminho para alcançar este resultado está no investimento em tecnologia. “Existe disponível um pacote tecnológico capaz de aumentar a eficiência da pecuária todas em as etapas produtivas. Mas a aplicação correta das ferramentas depende de planejamento e o retorno do investimento está diretamente relacionado à qualidade do produto que oferecemos”, afirma o presidente.

A Acrimat convidou este ano o engenheiro agrônomo da Scot Consultoria, Marco Tulio Habib Silva. Ele tem o desafio de apresentar tecnologias e modelos produtivos capazes de agregar valor à produção, seja de genética, bezerro, garrote, novilha ou boi gordo e acredita que o “Acrimat em Ação” é o projeto ideal para isso.

“Esta é uma iniciativa de fomento e de difusão de conhecimento. Mato Grosso é referência em pecuária, não somente por ter o maior rebanho do Brasil e ter melhorado os índices de produtividade nos últimos anos, mas também pelo trabalho desenvolvido pelas entidades de classe ativas”, analisa o palestrante.

Parceiros

O “Acrimat em Ação 2018” conta com apoio de parceiros que investem no melhoramento continuo da produção do agronegócio, como Sicredi, Serviço Nacional da Aprendizagem Rural (Senar), concessionárias Trescinco e Ariel e Scot Consultoria.