Barreira sanitária na fronteira com Bolívia

Fesa-MT distribuiu 80.000 doses de vacina contra aftosa para pecuaristas bolivianos em junho

A primeira etapa de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso terminou oficialmente em 31 de maio, mas os trabalhos do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea-MT) se prolongaram por quase um mês, com o acompanhamento da vacinação de animais na Bolívia.vacinacao

Os técnicos do Indea e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) acompanharam a vacinação nas cidades de San Matias e San Ignácio de Velasco entre os dias 6 e 18 de junho, numa parceria que visa proteger a região de fronteira. Anteriormente, os bolivianos já haviam acompanhado a vacinação em Mato Grosso, com o objetivo de conhecer melhor o trabalho de defesa realizado no Estado.

Desde 2011, o Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso (Fesa-MT) fornece cerca de 200.000 vacinas contra febre aftosa para as associações de Ganaderos de San Matias (Agasan) e San Ignácio de Velasco (Agasiv) por meio do Comitê Internacional Misto Brasil Bolívia (CIMBB). “É uma demanda que parte das associações e nós procuramos atender. A parceria é importante pois são regiões que fazem fronteira com Mato Grosso”, destaca Juliano Ponce, gerente-executivo do Fesa.

A área de vigilância epidemiológica do lado boliviano compreende uma faixa de 15 quilômetros em toda extensão da fronteira com o Brasil; nela, deve ser vacinado todo o rebanho bovino e bubalino, em todas as idades.

Em junho deste ano foram doadas cerca de 80.000 vacinas, sendo 30.000 para San Ignácio e 50.000 para San Matias. Em novembro, quando se inicia a segunda etapa de vacinação, devem ser enviadas 30.000 para San Ignácio e mais 90.000 para San Matias. Cerca de 95% das doações são destinadas a pequenos produtores, com até 40 cabeças de gado.

As demais vacinas são comercializadas para médios produtores, com a renda sendo destinada para manutenção do Comitê Internacional Misto Brasil Bolívia (CIMBB), que é formado pelo Indea, Agasan, Agasiv, Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Inocuidade Alimentar da Bolívia (Senasag) e Sindicatos Rurais de municípios mato-grossenses e tem o objetivo de fortalecer a defesa agropecuária da fronteira.