“Boiada baixo carbono” é tema de live da Associação Nelore Mato Grosso

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Durante a Semana do Meio Ambiente, a Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT) promoverá a live “produzir carne e melhorar o meio ambiente, é possível?”. Os pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Roberto Giolo e Márcia Cristina Silveira abordarão os protocolos da pecuária de baixo carbono (CBC) e carbono neutro (CCN). 

O evento será nas redes sociais da Nelore MT (YouTube/Instagram), partir das 19h (de Cuiabá), tendo como mediadores o presidente da associação, o pecuarista Aldo Rezente Telles, e o diretor executivo, o médico veterinário André Zambrim. A proposta é levar esclarecimentos acerca do tema e também desmistificar informações sobre o impacto ambiental na pecuária brasileira.   

“Ambos pesquisadores têm excelentes resultados na implementação dos protocolos, cada um na sua respectiva área, mostrando que é possível intensificar a produção sem abrir mão da manutenção ou aumento no estoque de carbono no solo e fazendo a mitigação nas emissões de gases de efeito estufa (GEEs) por meio do adequado manejo da pastagem e adoção de boas práticas agropecuárias”, explica Aldo Rezende Telles.  

Márcia Silveira é graduada em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, mestre e doutora em Manejo e Avaliação de Plantas Forrageiras e Pastagens, pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul e Embrapa Milho e Sorgo. Em sua pesquisa, a marca-conceito CBC busca valorizar sistemas pecuários que não possuem o componente florestal.  

Já Roberto Giolo de Almeida é engenheiro agrônomo, doutor em zootecnia, pesquisador da Embrapa Gado de Corte e professor da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Desenvolve estudos sobre sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta e lidera a Plataforma Pecuária de Baixa Emissão de Carbono da Embrapa. 

A Embrapa e a Marfrig Global Foods possuem uma aliança estratégica para fortalecer a agregação de valor à carne bovina brasileira envolvendo as marcas-conceitos CBC e CCN. Mato Grosso possui o maior rebanho bovino do país, com mais de 30 milhões de animais, sendo 80% da raça Nelore ou anelorado; ficou em 2º no ranking nacional de exportações, com 407,7 mil toneladas de carne exportada em 2020. 

“É importante destacar que em abril, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou o Plano Setorial de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (ABC+), com vigência até 2030, para buscar avançar nas soluções tecnológicas sustentáveis de produção no campo, melhoria da renda ao produtor e enfrentamento da agropecuária às mudanças do clima. Nós acreditamos que este é o futuro da pecuária”, acrescenta Zambrim.  

SUGESTÃO DE PAUTA
Tema:“Produzir carne e melhorar o meio ambiente, é possível?” – Live aborda protocolos pecuária de baixo carbono (CBC) e carbono neutro (CCN) 
Data: 07/06 (segunda-feira)
Horário: 19h (de Cuiabá – MT)
Local: YouTube/Instagram da Nelore MT (on-line)
Outras informações: (65) 8164-9441/ mtnelore@gmail.com