A capacitação rural é uma grande demanda de estados agrícolas como Mato Grosso. Nestes tempos em que a tecnologia tomou conta de maquinários e em que o quesito segurança é primordial nas fazendas, a procura por cursos nestas áreas é crescente. Nesta sexta-feira, 25, Brasnorte (582 km de Cuiabá), inaugurou um local exclusivo para atualização de quem trabalha no campo, trata-se do Núcleo Avançado de Capacitação (NAC).
O município já é forte na pecuária, e a agricultura veio para ficar, conforme explicou ao LIVRE o prefeito Mauro Rui Heisler (PSD), que doou o terreno para a construção do Núcleo. “O Brasil passa por problemas na economia e no município não é diferente”, afirmou. Ele reconhece que o projeto vem de encontro com a demanda dos moradores e produtores do município, cuja economia tem como base o agronegócio.
A unidade é a nona a ser inaugurada no Estado e foi construída por meio de parceria entre o Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). Segundo o presidente do sindicato, Aldo Teles Júnior, os cursos oferecidos pelo Senar são de excelência e indispensáveis para quem quer se sobressair na atividade.
Ao todo 35 tipos de treinamentos serão realizados durante o ano. Os Núcleos fazem parte do plano de expansão do Senar, que têm como meta qualificar um milhão de pessoas para atuação nas atividades agropecuárias até 2020 em Mato Grosso.
A estrutura ocupa 130 metros quadrados, tem espaço para aulas práticas, teóricas e está equipada com uma cozinha industrial. “Para desenvolver a gente precisa de mão-de-obra qualificada, com essa estrutura o aluno vai ter gosto de ficar aqui”, disse Júnior pouco antes de revelar que possui certificação em dois dos cursos de que serão oferecidos: Soja Plus e classificador de grãos.
Para o presidente do Sistema Famato/Senar, Normando Corral, este é um momento ímpar. “Nós já expandimos as fronteiras agrícolas, mas estamos no limiar do conhecimento”, disse. Para ele, os avanços no agronegócio não aconteceriam sem a pesquisa e o conhecimento de técnicos dedicados aos cuidados do campo. “A gente aprende mais ensinando e somos gratos a estes profissionais”.
Na ocasião, também foi anunciada a construção da nova sede do Sindicato Rural de Brasnorte. Para este início, a prefeitura doou o terreno localizado ao lado do Núcleo e a Acrimat doou R$ 5 mil para a obra. O vice-presidente da Associação dos Criadores, Amarildo Merotti, disse que hoje as entidades só pensam no produtor e isso tem que ficar claro. “Para nós é um orgulho estar aqui e vamos seguir trabalhando em conjunto”. A fala foi endossada por Corral, que garantiu uma construção harmônica de relacionamento das entidades.