Cadeia produtiva da carne – Acrimat destaca eventos internacionais em Mato Grosso

Os desafios, avanços, as novas tecnologias, pesquisas, mercado, os cenários local, estadual e mundial da cadeia produtiva da carne serão debatidos durante três grandes eventos realizados pela Acrimat.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Os desafios, avanços, as novas tecnologias, pesquisas, mercado, os cenários local, estadual e mundial da cadeia produtiva da carne serão debatidos durante três grandes eventos realizados pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). A programação, que colocará Mato Grosso como palco das discussões do setor, terá início no próximo mês, quando a caravana da Acrimat seguirá pelos principais pólos produtores por meio do projeto “Acrimat em Ação”.

Esta será a nona edição do projeto que terá como tema central “Da cria ao abate: mais peso, mais lucro”. Um vasto diagnóstico de todo processo da cadeia será apresentado em todas as regiões do estado, mostrando como é possível aos pecuaristas elevar a produtividade e, consequentemente, a lucratividade. Ao todo, serão três meses de trabalho com início em março e encerramento em maio de 2019.

A Associação também está preparando a primeira edição do Acricorte. O evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, em Cuiabá, e tem o objetivo de levar conhecimento, discussões e tecnologias para os pecuaristas, integrando a cadeia produtiva da carne. O Acricorte vem em substituição ao Intercorte, que deixa de ser realizado, após o encerramento das atividades do Terra Viva Eventos – promotor e parceiro da Acrimat até o ano passado.

Para o presidente da Associação, Marco Túlio Duarte Soares, o Acricorte marca o início de uma nova fase da Acrimat, que passa a organizar eventos para os públicos nacional e internacional. “Estamos dando início a um novo tempo da pecuária de corte mundial, com eventos técnicos de dimensões ainda maiores, focados em levar mais conhecimento, informação e qualificação aos pecuaristas. Entendemos que, desta forma, é possível termos uma pecuária de corte mais forte, mais sustentável e rentável, e Mato Grosso seguir como maior produtor de gado do país”, afirma o presidente.

No final de maio será a vez de Mato Grosso sediar a Conferência Anual da Aliança Internacional da Carne Bovina (International Beef Alliance – IBA). A Conferência Anual reúne os presidentes e CEO’s das principais entidades representativas dos produtores de carne bovina da Austrália, Brasil, Canadá, México, Nova Zelândia, Paraguai e Estados Unidos. Em 2018, o encontro foi realizado no Canadá.

De acordo com o primeiro vice-presidente, Amarildo Merotti, esses países são responsáveis por mais de 50% da produção e 62% da exportação mundial de carne bovina, o que demonstra ainda mais a força do produtor mato-grossense. “Fazemos parte da Aliança desde 2015 e, desde então, participamos ativamente das ações representando o Brasil e estamos honrados por organizar esse evento no nosso Estado. Será uma oportunidade para o mundo conhecer, e reconhecer, a forma eficaz, sustentável e responsável com que conduzimos o maior rebanho brasileiro”, diz o vice-presidente.