Campanha vacina 99,8% do rebanho de MT contra febre aftosa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A etapa de novembro de 2020 da vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso imunizou 14.664.812 bovinos e bubalinos, quantidade correspondente a 99,8% dos animais foco desta etapa – todos os animais com até 24 meses, com atenção às propriedades localizadas no baixo Pantanal mato-grossense, onde todos os animais existentes deveriam ser vacinados. A informação foi divulgada pelo O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea MT).

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), uma das entidades do setor pecuário parceira do Indea MT no programa de vacinação, solicitou no ano passado o prorrogamento da etapa de vacinação de maio para 45 dias, dando mais tempo para que o pecuarista mato-grossense respondesse ao chamamento da defesa agropecuária.

“Dessa forma o estado conseguiu cumprir com a imunização de seu rebanho em todas as etapas, mesmo em meio a pandemia de COVID-19, onde tivemos restrições de movimentações nas fazendas. Mantivemos a sanidade animal, garantindo assim, a segurança alimentar de toda população”, destaca o presidente da Acrimat, Dr. Oswaldo Pereira Ribeiro Jr.

Na etapa de novembro, foram realizadas vacinações oficiais em 2.361 estabelecimentos rurais. “Neste momento, os animais são vistoriados nos currais para a verificação da sanidade do rebanho. A vigilância veterinária constante confere segurança da ocorrência ou não de doenças infectocontagiosas de interesse para a defesa sanitária animal”, explica Renan Tomazele, diretor técnico do Indea MT.

Desde 2007, as etapas de vacinação envolvendo bovinos até 24 meses têm alcançado índices de vacinação superiores a 99%, verificando-se homogeneidade entre as regiões do Estado.

A Acrimat auxilia os órgãos oficiais responsáveis pela regulamentação, divulgação, educação sanitária, controle e fiscalização da vacinação, cabendo ao produtor arcar com a aquisição e aplicação da vacina.

Atualmente, Mato Grosso é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de febre aftosa com vacinação, condição constantemente comprovada pelas ações de vigilância veterinária e inquéritos epidemiológicos realizados pelo Indea MT e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e recentemente teve parte de seu território reconhecido nacionalmente como Livre de Febre Aftosa sem vacinação.