Carnes: após dois meses de suspensão, Filipinas reabrem mercado ao Brasil

Memorando enviado pelo governo filipino afirma que sistema brasileiro atende à normas de segurança e saúde animal; suspensão efetiva havia ocorrido em setembro
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

As Filipinas reabriram o mercado para as carnes bovina, suína e de frango brasileiras, afirma a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Segundo a entidade, o Departamento de Agricultura daquele país emitiu nesta sexta-feira, dia 24, um memorando sobre a reabertura, no qual diz que o sistema brasileiro atende às normas filipinas de segurança alimentar e de saúde animal.

A suspensão das importações dos produtos brasileiros ocorreu de fato em setembro deste ano, embora a informação tenha sido recebida em julho. Antes disso, o Brasil havia embarcado para as Filipinas o equivalente a 35 mil toneladas de carne de frango ao longo de 2017. De carne suína, foram cerca de 2 mil toneladas entre janeiro e setembro, segundo a ABPA.

“O Brasil recebeu há poucas semanas uma missão técnica do governo filipino e mostrou que nossa estrutura está plenamente adequada para atender às suas exigências”, disse em nota o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra. “Esta conquista aponta para perspectivas otimistas sobre os embarques de aves e de suínos em 2018.”