Com queda do milho, relação de troca boi gordo/grão tem melhora em MT

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O decréscimo mais intenso nas cotações do milho e do caroço de algodão registrado no comparativo entre os meses de agosto e setembro deste ano possibilitou a melhora da relação de troca entre a arroba de boi gordo e a saca desses produtos em Mato Grosso.

De acordo com os dados do boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a relação de troca entre a arroba do boi gordo com a saca de milho e com o caroço de algodão aumentou 5,72% e 2,73%, respectivamente, no comparativo dos últimos dois meses.

Esses insumos são utilizados na alimentação animal nos casos de confinamento de gado para a pecuária de corte e a relação favorável pode contribuir para o aumento do poder de compra do pecuarista em relação aos insumos – e a consequente redução dos custos da atividade.

Este cenário mais favorável foi pautado pela queda de 9,73% nas cotações do milho e de 7,10% do caroço de algodão, quando comparado ao mês de agosto. Já a arroba do boi gordo teve um recuo menor, de 4,56%, no mesmo período.

Para a cultura do algodão, essa queda esteve pautada na maior disponibilidade do produto, visto que foi finalizada a colheita em Mato Grosso no respectivo mês. Já para o milho, essa queda foi justificada como uma forma de agilizar as negociações no mercado, visto que a demanda caiu devido aos preços altos.