Comissão de logística da Acrimat vai acompanhar aplicação do Fethab

O ‘Novo Fethab’, como é chamado, é a contribuição adicional da soja, do algodão e do gado
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Com projetos de investimentos de R$ 2,7 bilhões para sete anos, o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) terá o acompanhamento direto da Comissão de Logística da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). O ‘Novo Fethab’, como é chamado, é a contribuição adicional da soja, do algodão e do gado e terá seus investimentos focados em logística e infraestrutura. AcrimatCriada no início de julho, a comissão tem como objetivo reunir informações para subsidiar a Diretoria Executiva e o Conselheiro da Acrimat (junto ao Conselho do Fethab), no tocante aos investimentos de recursos financeiros, e foi comunicada à Secretaria de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra) via protocolo da Portaria Oficial da Acrimat. Para o presidente da Acrimat, José João Bernardes, a iniciativa fará com que as decisões no Conselho atendam as demandas do setor. “Acompanhar de perto os investimentos do Fethab é necessário para o produtor. Intermediar a discussão nos estágios iniciais com o governo do Estado, além e trazer resultados efetivos, ainda dá suporte às decisões do Conselho Deliberativo. Só em 2015, fora mais de 17 milhões de Guias de Transito Animal, as GTA’s, emitidas, mostrando que a pecuária é grande usuária e contribuinte e precisa, portanto, ser ouvida na hora da aplicação dos recursos”, destacou Bernardes.

A comissão composta por Mário Candia Figueiredo, Maurício Campiolo e Jorge Antônio Pires de Miranda, reuniu-se com o secretário Marcelo Duarte. Para o secretário, institucionalizar a interlocução da discussão é primordial num Estado que tem na lista de execução ampliações, duplicações, concessões, mais de 2 mil pontes, 8 mil quilômetros de estradas para concluir, além de hidrovias e aeroportos. “Prioridade é a palavra-chave, e ela só existe quando há uma discussão estruturada. E é nesse sentido que a Acrimat deu um grande passo ao instituir a Comissão de Logística, que trará demandas no estágio de definição das prioridades e que serão repassadas ao Conselho Deliberativo, do qual a Acrimat também participa”, afirmou Marcelo.

Para Jorge Pires, presidente do Fundo de Apoio à Bovinocultura de Corte (Fabov), que integra a comissão, a Acrimat cumpre seu papel estratégico com o acompanhamento das ações. “A Acrimat vai representar todas nossas regionais, nos assuntos inerentes ao Fethab 1 e 2. Saber quais as obras prioritárias, quais as regiões beneficiadas e qual plano de aplicação de recursos para 2016”, destacou Jorge. Além de participar de todas as discussões junto à Sinfra, o grupo ainda será porta voz das demandas locais. “Seremos um canal que identifica as necessidades e prioriza a solução. Todo esse processo será comunicado com os diretores regionais e replicada aos nossos associados e produtores com parceria dos Sindicatos Rurais e Associações”, destacou Jorge.

Criado para atender demandas regionais específicas referentes à logística e infraestrutura, o ‘Novo Fethab’ iniciou sua cobrança em 1º. de julho, é ‘uma vez mais’ o valor do Fethab convencional. No caso da pecuária, o valor passa a ser de 23,52% da UPF/MT, um total de R$ 29,70 por cabeça transportada para abate. Esse formato de arrecadação acontece até 31 de dezembro de 2016.