Comunicação de vacina é adiada

Criadores de bovinos e bubalinos têm até 11 de julho para informar ao Indea sobre a vacinação
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Pecuaristas de Mato Grosso que ainda não comunicaram a vacinação do rebanho contra febre aftosa poderão fazê-lo até 11 de julho. O prazo terminaria em 10 de junho e foi estendido por causa da greve dos servidores do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Com a paralisa- ção iniciada no dia 6 de junho, a comunicação da vacina do rebanho bovino e bubalino foi prejudicada. Diante disso, o Indea optou nesta quinta-feira (30) por prorrogar o período de comunicação da imunização.vacina aftosa c

Quinze porcento das propriedades ainda não comunicaram a imunização do gado ao órgão de controle sanitário animal e vegetal.

“Alguns pecuaristas tiveram dificuldade para comunicar a vacinação em diferentes regiões do Estado, apesar do Indea estar representado em todos os municípios”, afirma o médico veterinário e gerente de Relações Institucionais da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Nilton Mesquita Junior. Para exemplificar, ele cita a situação de um pecuarista que adquiriu animais para confinamento visando vender a carne para exportação. “Ele foi ao Indea para registrar isso, colocar o brinco nos animais que são rastreados, mas não conseguiu”. O contrato vence em setembro e os animais ficarão 90 dias no confinamento. Até lá, ele espera que os animais já estejam rastreados. Outro produtor de Canarana também estava com contrato de venda dos animais fechado, mas não conseguiu informar a vacina ao Indea e emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA).

Informar o número de bovinos e bubalinos imunizados é obrigatório após a etapa de vacinação. Em maio foi vacinado todo o rebanho com idade de zero a 24 meses. No ato de comunicar a vacinação, o produtor deve apresentar a relação dos animais vacinados e a Nota Fiscal de compra da vacina, informa o Indea. Aquele produtor que não avisar ao órgão sobre a imunização fica impossibilitado de emitir a GTA por um período mínimo de 30 dias.

BRUCELOSE – Encerrou nesta quinta-feira (30) a 1ª etapa da campanha de vacinação contra brucelose. O quantitativo dos animais imunizados também deve ser informado ao Indea até o dia 15 de julho. Neste caso, o prazo também foi alongado em quase uma semana, já que a data fixada antes era até 10 de julho.

Hoje (1º) começa a 2ª etapa de vacinação contra a brucelose. O período de imunização contra a doença se estende até 31 de dezembro. O Indea ressalta que a vacinação deve ser feita uma única vez nas fêmeas com idade de 3 a 8 meses. Machos de qualquer idade não devem ser vacinados, assim como as fêmeas com mais de 8 meses.

As bezerras imunizadas devem ser marcadas com a letra V, acompanhada do algarismo final do ano da vacinação. Sendo assim, aquelas vacinadas este ano, serão identificadas com a marca V6. Um médico veterinário deve realizar ou supervisionar a vacinação.