Comunicadores participam de oficina e desmistificam mitos sobre pecuária em MT

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Jornalistas, radialistas, publicitários e formadores de opinião participaram do evento Pecuária em Pauta, que é uma oficina oferecida pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) aos comunicadores de Mato Grosso sobre assuntos relacionados à bovinocultura de corte.

O evento ocorrido no último sábado (30.04) foi realizado em parceria com a Crop AgroComunicação e ofereceu informações sobre os conceitos básicos da atividade pecuária, seus processos e assuntos relacionados ao setor.

Todos os participantes receberam materiais didáticos elaborados especialmente para o evento e tiveram a chance de esclarecer todas as dúvidas sobre a pecuária: do nascimento ao abate do animal. Uma oportunidade para que os profissionais pudessem desmistificar muitos dos mitos sobre rebanho e a produção do animal que, em muitos casos, podem colocar a perder todo o trabalho do produtor e de toda a cadeia da carne bovina.

“O evento foi esclarecedor. Muitos mitos que apareceram aqui, são mitos que nós carregamos mesmo sendo jornalistas, pois nós erramos também mesmo na busca pela verdade e fatos. Então, quando acontece o evento da Acrimat, que nos provoca, é gratificante”, afirmou a jornalista Barbara Fontes.

O publicitário Thiago Ribeiro também reforçou a importância do evento para fortalecer a comunicação e elevar o conhecimento do cidadão sobre a carne brasileira.

“Tem uma série de fatores que são importantes de serem compreendidos pela sociedade. E através da comunicação, podemos levar essa informação de maneira correta para desmistificar e fazer com que as pessoas entendam que essa é uma atividade importantíssima e que está todo mundo trabalhando em prol da sociedade”, afirmou.

O evento contou com uma programação bem diversa, com várias palestras e a participação presencial e online de diferentes entidades e pecuaristas. Estiveram presentes Gustavo Spadotti (chefe-geral da Embrapa Territorial), Bruno Andrade (diretor de operações do Imac), Ricardo Schneider (médico, cirurgião cardíaco) e Luiz Patroni (jornalista).

Também houve a palestra de Marcos Fava (sócio da Markestrat Consulting Group), que fez sua apresentação de forma online, além de Guilherme Malafaia (pesquisador da Embrapa Gado de corte), que abordou sobre a cadeia produtiva da carne bovina: do cenário atual às necessidades para o futuro.


“Esse evento veio em muito boa hora, no momento em que temos sido constantemente bombardeados de falsas notícias sobre o desempenho da nossa pecuária de corte, especialmente no que se refere a sustentabilidade. E levar, através de ferramentas, esse conhecimento de uma forma cristalina para a sociedade, é extremamente importante para toda a cadeia de produção da carne bovina e para o agronegócio brasileiro”, assegurou Guilherme Malafaia.

Para o diretor-presidente da Acrimat, Oswaldo Pereira Ribeiro Júnior, poder promover evento de tamanha importância demonstra o desejo da Acrimat de contribuir para o conhecimento e aproximar os comunicadores da entidade, como fonte confiável de informação a respeito da atividade pecuária.

“É um projeto que já tínhamos sonhado há algum tempo, mas por conta da pandemia, do isolamento, não conseguimos fazer. Mas neste ano, retomamos com força e com vontade esse projeto, em que trazemos os comunicadores, o pessoal de mídia, apresentadores e todos aqueles que levam a informação do agro para a sociedade em geral, para que levem informação de qualidade. Aproximamos esse elo da cadeia. O elo da produção e o elo da comunicação”, encerrou o presidente.