Cuiabá quer ser a Capital do Agronegócio

Presidente do Sindicato Rural de Cuiabá ressalta importância
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Capital do Estado que lidera a produção nacional de carne e grãos, Cuiabá aspira ao reconhecimento de Capital do Agronegócio. Para isso, produtores rurais e pecuaristas somam forças para projetar a cidade nacionalmente. Uma das medidas imediatas é reformar o Parque de Exposições Jonas Pinheiro, que anualmente é sede da Exposição Internacional, Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso (Expoagro).

Os arquitetos responsáveis pelo projeto já foram contratados, segundo o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Jorge Pires. “O Sindicato Rural fará um novo Plano Diretor do Parque de Exposições Jonas Pinheiro para consolidar, até 2019, Cuiabá como a Capital do Agronegócio”, declarou. “Queremos trazer a agricultura para o Parque, para ser uma vitrine nacional do agro”.

O presidente do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Normando Corral, apoia a ideia e acrescenta que o projeto de reestruturação do parque prevê converter a Expoagro em uma feira mais comercial e tecnológica, parecida com a Agrishow de Ribeirão Preto. “Queremos que a referência do agronegócio nacional seja Cuiabá”.

Quanto à transferência do atual parque para outro local, como foi cogitado antes da Copa do Mundo, Pires diz se tratar de um sonho futuro. “O atual parque tem uma logística excelente”, pondera. Para o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro, é preciso fomentar localmente os eventos de negócios que reverberam no crescimento econômico da cidade. “Cuiabá tem que fazer essa ponta com o setor pecuário e da agricultura, para que a gente possa disponibilizar mais serviços na nossa cidade e assim verticalizar a nossa produção”. Ele afirma que o Executivo Municipal irá contribuir para que Cuiabá seja reconhecida nacionalmente como a Capital do Agronegócio.