Da base à utilização de novas tecnologias na pecuária são temas do Acricorte

Mato Grosso tem as condições naturais ideais para uma pecuária de qualidade e com rentabilidade
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

As palestras que abriram as atividades na manhã desta sexta-feira (10.05), do Acricorte, enfatizaram a necessidade de trabalhar o básico em uma propriedade rural, como a qualidade da pastagem oferecida aos animais, projetos de sucesso que podem ser aplicados em todo o país, e o uso de ferramentas para acompanhar o processo de produção.

A primeira palestra ficou por conta de Marco Gambale, com o tema “O técnico e o prático para maximizar o lucro na propriedade”. De acordo com Gambale, os pecuaristas brasileiros estão utilizando muita tecnologia de ponta, porém estão deixando de dar atenção para a base, que pode ser a responsável pelo sucesso ou fracasso de uma propriedade.

“É no manejo de pastagem, na oferta de capim para o animal que a gente consegue melhorar o desempenho do animal, não podemos esquecer disso. Continuamos investindo em genética, tecnologia, estrutura, porém não podemos esquecer do manejo de pasto, do básico, principalmente do treinamento da nossa mão de obra. A qualificação da mão de obra é muito importante para nós, são eles que acompanham diariamente a produção”, destacou Gambali.

O palestrante Paulo Wildberger, apresentou o projeto desenvolvido com nelores criados na Bahia. “Procuramos ofertar uma carne de qualidade, carne gourmet, através de animais selecionados por ultrassonografia de carcaça, que tenha rendimento de ganho de peso, marmoreio, para que a gente tenha um valor diferenciado na hora da venda. Esse é o objetivo, levar uma melhor remuneração ao produtor e levar uma melhor qualidade de carne ao prato do consumidor. É um trabalho que está se propagando pelo país”.

Já a palestrante Liliane Suguisawa, falou sobre o uso da ultrassonografia de carcaça, ferramenta empregada há mais de 25 anos em países como os Estados Unidos, é a ferramenta que conferiu ao país norte-americano o aumento da eficiência da produção e qualidade da carne.

“A adesão por parte dos pecuaristas tem sido crescente. A ultrassonografia olha o animal por dentro, mensura o que exatamente o potencial de carne, rendimento, precocidade e qualidade, e mostra para o produtor um mapa dos animais a serem multiplicados e os que precisam ser corrigidos. Observando uma tendência de que o mundo está carente e demandando uma carne de qualidade à pasto, que envolve sustentabilidade, bem-estar animal, e tem todo o aspecto de saúde humana envolvido com esse produto, porque não Mato Grosso ser celeiro dessa carne de qualidade a pasto para o mundo”.

SERVIÇO – Além do workshop, o Acricorte conta com uma feira de negócios, onde o público pode conferir as novidades tecnológicas oferecidas por empresas de referência do setor. A cobertura do evento pode ser acompanhada nas redes sociais da Acrimat: Facebook e Instagram.