Dia Nacional do Pecuarista

Nesta segunda-feira, 15 de julho, comemora-se o Dia do Pecuarista, um profissional que se dedica a diversas funções, e que se preocupa com a alimentação, sanidade, genética, reprodução e bem estar animal.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Este profissional é responsável por fortalecer e movimentar a economia do nosso Brasil, seja por meio da pecuária de corte ou de leite.

E Mato Grosso é responsável pela maior produção de gado bovino do Brasil, criando mais de 30 milhões de cabeças. A quantidade equivale a quase 14% do rebanho produzido no território nacional. Além disso, o Estado também se destaca no ranking internacional, sendo o 6º maior produtor de gado do mundo.

E especialmente hoje a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) quer parabenizar desde aqueles pequenos produtores aos grandes pecuaristas, pois sabe da importância de todos para o setor produtivo; e são estes trabalhadores que fazem com que o rebanho mato-grossense seja reconhecido pelo seu elevado padrão genético e pela qualidade da carne aqui produzida.

No que diz respeito ao padrão sanitário, Mato Grosso exibe o status de Certificação Internacional de Área Livre de Aftosa com vacinação, e MT chama a atenção pelo grande potencial na produção de carne, couro, leite e seus respectivos derivados.

E estas conquistas devem ser celebradas, diante de todas as dificuldades que o pecuarista tem que enfrentar: aumento da carga tributária, questões fundiárias pendentes, insumos mais caros, logística defasada e a falta de segurança jurídica no campo.

Por estas e tantas outras dificuldades, ser pecuarista no Brasil é um desafio e um orgulho, pois só este profissional sabe como é ter que driblar estas dificuldades e entregar ao consumidor carne e leite de qualidade, cuidar do bem-estar e sanidade dos animais e ainda garantir a rentabilidade da fazenda.

A eles a nossa homenagem, o nosso respeito e os nossos cumprimentos.