A 52ª Expoagro, de 2 a 10 de julho, terá um olhar mais técnico e busca atender os anseios dos produtores, especialmente os voltados a 5 cadeias produtivas: soja, bovinocultura de corte e leite; piscicultura; e olericultura (hortaliças, legumes e frutas). “É a volta à nossa essência”, diz o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Ricardo de Arruda, em visita à sede do Rdtv.
Ricardo ressalta que o entretenimento é importante, mas que os negócios e os produtores são o foco do evento – tendo mais de 300 expositores.
Neste ano, serão 9 dias, ao invés de 11 como tradicionalmente era realizado o evento. “Voltar a dialogar com o nosso público”, pontua, reforçando que isso não é uma crítica às outras edições, visto que essa será a 52ª edição e todas foram um verdadeiro sucesso.
No ano passado, cerca de 300 mil pessoas passaram pelo local, cerca de 30 mil por dia. A arrecadação foi de R$ 30 milhões. Neste ano, como serão menos dias, a expectativa é de que o número de pessoas caia, mas que os negócios aumentem.
Segundo Ricardo, todas as oficinas, palestras e vitrines foram pensadas para atender às cadeias produtivas escolhidas. Entre os temas estão o cultivo de soja; suinocultura; manutenção de tratores agrícolas; fabricação de hambúrguer; confecção de cabeçada em couro bovino; beneficiamento e conservação de pescado; irrigação na olericultura; além de uma vitrine sobre saladas e aproveitamento de alimentos – veja programação.
Crise e leilões
O tamanho do evento diminuiu por causa, também, da crise econômica. Um exemplo disso é o tamanho dos leilões. Chegaram a ser realizados até 30, mas, neste ano, serão cerca de 15.
Apesar disso, a organização ressalta que haverá diversidade, com o leilão de gado de elite (com genética de ponta), de touros (Senepol), cavalos pantaneiros e nelore. “Teremos o supra-sumo da Camargo”, enfatiza sobre o leilão de elite.
Fim do rodeio
Segundo ele, a decisão foi tomada em razão do fato do público ficar centrado na arena e deixar de circular na feira. Assim, o desafio, segundo ele, é pensar em um evento voltado especificamente para o rodeio, por exemplo.
Sindicato
Hoje o sindicato é formado por 180 produtores. Ricardo ressalta que a entidade passou a ser mais articulada nos últimos 8 anos, quando houve a desvinculação da Acrimat – que representa o setor no Estado e tem sede em Cuiabá.
O presidente reforça que o sindicato tem buscado os produtores para fortalecer o trabalho, sendo que os interessados podem procurar a entidade para fazer o cadastro.
Atrações
De todo modo, haverão atrações regionais como as meninas do The Voice Lorena Ly, Ana Rafaela e Manu Paiva (do Kids); além dos Segredos de Almerinda, com André D Lucca e Jonathan e Adam. Nos shows nacionais, destaque para Maiara e Maraísa, Gustavo Lima e Leo Magalhães – confira abaixo.