Exportações de carne bovina de Mato Grosso alcançaram patamares recordes em agosto

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mato Groso registrou aumento recorde no volume de exportação de carne bovina em agosto, em comparação com o mês de julho.  Os embarques mato-grossenses somaram 62,15 mil toneladas em equivalente carcaça, o que representa um incremento de 33,6% no escoamento da carne para o exterior.

Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), adaptado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), no boletim divulgado nesta semana.

O escoamento de carne para o exterior seguiu impulsionado pela demanda da China, que registrou alta de 30,11% ante o mês de julho. O país asiático importou o total de 43,5 mil TEC do estado.

Somado a isso, países do Oriente Médio e da União Europeia ganharam espaço nas importações mato-grossenses, com aumento de 41,92% e 41,23%, respectivamente, na quantidade importada no período.

Quanto aos países que compõem a UE, o destaque vai para a Itália, que importou 0,92 mil TEC. Um aumento de 12,50% ante julho, reflexo do Ferragosto, principal feriado de verão no país e que acarretou no aumento do consumo da carne bovina.

A tendência de alta nas exportações também ocorreu no Brasil como um todo, com incremento de 20,03% no mês de agosto, em comparação com julho. Foram embarcadas 278,80 mil TEC brasileiras.