Extensão pode custar R$ 1,4 bi

Governador Pedro Taques debateu o traçado da ferrovia com representantes da Ferronorte
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ferronorteDuzentos e trinta quilômetros ao custo estimado de R$ 1,4 bilhão. Este é o traçado da ferrovia entre Rondonópolis e Cuiabá, caso seja executada pela concessionária da Ferronorte, Grupo Cosan. Nesta sexta-feira (28), o governador Pedro Taques (PSDB) foi recebido pelo presidente da empresa, Marcos Lutz, em São Paulo. Lutz afirmou que vai estudar a possibilidade expansão da Ferronorte até Cuiabá. Especialista aponta que viabilidade econômica do projeto só será possível se o traçado seguir até Lucas do Rio Verde, caso contrário não há razões logísticas para que ferrovia chegue à Capital mato-grossense.

“Vamos estudar as alternativas para atender o pedido do governador em expandir o ramal para Cuiabá. Vemos muito valor naquela região e vamos seguir trabalhando junto com o Governo de Mato Grosso para dar continuidade ao projeto de expansão da ferrovia”, afirmou Lutz. Por sua vez, Pedro Taques ressaltou que a demanda pela rodovia advém de 1974 e pontua que a ferrovia em Cuiabá sinaliza mais projeção de emprego e renda para a região. “O povo cuiabano espera pela concretização deste projeto há décadas. E ele certamente trará benefícios econômicos para o Estado e para a região do Vale do Rio Cuiabá. Cabe a mim como governador criar condições e ambiente negocial favorável pra que o projeto avance com mais celeridade. Somos entusiastas e colaboradores deste projeto”. Marcelo Duarte, secretário de Infraestrutura do Estado (Sinfra/MT), alega que o projeto está estruturado sobre multimodais. “Já construímos e reconstruímos 1.200 km de estradas, mas também estamos focando em projetos estratégicos, como as ferrovias. Com novos modais, garantimos também mais qualidade e segurança nas estradas, além do barateamento do frete”, pontuou.

FERRONORTE – A ferrovia liga o Porto de Santos a Rondonópolis, sendo que o terminal intermodal de cargas na cidade pólo do Sul do Estado foi inaugurado em setembro de 2013. Existem outros três terminais em Mato Grosso: Alto Taquari, Alto Araguaia e Itiquira, sendo que esta é a única rodovia do Estado. Atualmente, a malha ferroviária de Santos a Rondonópolis, transporta cerca de 30 milhões toneladas de produção. Com o projeto de modernização e expansão da malha, a meta é chegar a 75 milhões toneladas. (Com informações do GCom/MT)