Os principais desafios da pecuária brasileira foram discutidos no segundo dia do Global Forum Agribusiness (GAF), em São Paulo. Durante o evento, lideranças do agronegócio destacaram os avanços da pecuária nacional e os exemplos de sustentabilidade que chamam a atenção de outros países.
Para manter o maior rebanho comercial do mundo e seguir na liderança das exportações mundiais de carne bovina, pecuaristas brasileiros têm trabalhado intensamente. A sustentabilidade vem sendo cada vez mais valorizada em todo o mundo, o que comprova os investimentos dos pecuaristas em produtividade, genética e nutrição animal.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Cláudio Paranhos, O Brasil é reconhecido por ser um dos maiores produtores do mundo e manter a preservação de suas florestas. “A gente tem andado por aí e o pessoal tem curiosidade de conhecer de onde vem essa carne, afinal, de quatro a cinco bifes que circulam no mundo, um é brasileiro. Então, quando as pessoas conhecem os nossos sistemas de produção, ficam admiradas, pois temos um país que preserva suas florestas e mesmo assim consegue produzir muito alimento”, disse.
A demanda por proteína e commodities, como milho, também foi destaque no evento. “Nós estamos desenvolvendo a nossa posição nos mercados internacionais e o Brasil é o que mais cresce. Mas, se o produtor trabalha de um lado e o governo puxa para outro, não dá. Essa história de mexer em exportação, não deve existir”, falou o presidente emérito da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Alysson Paolinelli.
[su_video url=”http://medias.canalrural.com.br/resources/mp4/3/2/1467757661923.mp4″ poster=”http://medias.canalrural.com.br/resources/jpg/4/9/1467759445394.jpg” title=”GAF: especialistas destacam produção sustentável”]