Governo agiliza processos

Ferrovia chamada de Ferrogrão vai ligar Sinop a Miritituba, no Pará, possibilitando as exportações pelos portos do Norte do país

Tratado como um dos projetos de infraestrutura mais viáveis em curto prazo em Mato Grosso, a ferrovia Ferrogrão, que vai ligar Sinop a Miritituba (PA), está prestes a ser colocada em licitação. De acordo com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, o governo federal está providenciando as licenças prévias, trâmite que será assumido pelo próprio Poder Executivo para dar celeridade aos procedimentos de implantação da ferrovia. Com custo estimado em R$ 10 bilhões, a Ferrogrão é de interesse manifestado das maiores exportadoras de grãos do mundo, entre elas ADM, Amaggi, Bunge, Cargill, Luois Dreyfus consorciadas à Estação da Luz Participação Ltda.

Sem títuloApesar da intenção de celeridade, alguns entraves ainda devem ser resolvidos pelo governo federal antes de abrir a licitação, conforme explica o diretor-executivo do movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira. “O traçado da ferrovia passa próximo a várias reservas ambientais, o que tem se transformado em um problema para a licitação. O governo federal não deve dar prosseguimento à licitação antes que esses entraves estejam resolvidos”.

Embora a situação ambiental esteja em discussão, Ferreira salienta que a Ferrogrão é o projeto de infraestrutura ferroviária mais viável que abrange Mato Grosso, assim como o mais avançado até o momento. O empreendimento vai ser eficaz para o transporte inicial de 15 milhões de toneladas de grãos, com possibilidade de comportar até 30 milhões de toneladas em pouco tempo após a inauguração. “Serão pelo menos 2 anos para a licença ambiental e no mínimo mais 6 anos para construção. Com a Ferrogrão pronta, outro transporte será viável como o de minério, e isso é importante para agregar mais valor à produção mato-grossense”, pontua Edeon Vaz Ferreira.

Entre janeiro e julho deste ano foram embarcados pelo Norte do país o equivalente a 20% ou 2,862 milhões de toneladas da produção de soja mato-grossense exportada. Ao todo foram exportadas 14,316 milhões (t) do grão no período. O porto de Santos ainda é a via mais usada para enviar a soja de Mato Grosso para fora do país, com 7,025 milhões (t) embarcadas pelo local, correspondendo a 49% do total, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).