Integrantes do grupo de trabalho que pretende desburocratizar as atividades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizaram a 1ª reunião ordinária na tarde desta segunda-feira (6), em Brasília. Presidida pelo ministro interino, Eumar Novacki, o grupo definiu que haverá uma reunião semanal para tratar sobre a desburocratização, em prol da celeridade nos processos de licitação e outras autorizações que dependam da pasta.
Em uma semana como ministro interino, Novacki relata que passos importantes foram dados pelo desenvolvimento da agricultura do país, entre os quais a assinatura da portaria que concedeu licença provisória para os pescadores que não conseguiram este documento em razão da morosidade do extinto Ministério da Pesca. “Hoje, pelo menos 90% da demanda que chega ao Mapa é relacionada à Pesca. A portaria garantiu o saneamento de problemas gerados aos pescadores que fizeram o pedido dentro do prazo, mas não foram atendidos”.
MISSÃO NA CHINA – Novacki ficará à frente do Mapa até amanhã (8), quando o ministro Blairo Maggi retorna da China, onde participa do G-20 e de reuniões bilaterais com outros ministros da agricultura. Hoje (7), Maggi se encontra com o governo chinês para apresentar propostas de habilitação de 150 plantas frigoríficas no Brasil, ampliando a atuação do país como principal fornecedor de proteína para o gigante asiático.
“O ministro Maggi está conseguindo mostrar para a China a importância de ampliarmos nossa parceria comercial. A China tem potencial para absorver nossa produção. O ministro conseguiu mostrar os ganhos disso para ambos os países”, afirma Novacki.