O Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) recebeu o prêmio de reconhecimento internacional durante o Global Agrobusiness Forum 2016 na manhã desta segunda-feira, 04 de julho. O prêmio foi entregue ao governador Pedro Taques em solenidade que contou com a presença do presidente em exercício Michel Temer e do ministro da Agricultura e Pecuária, Blairo Maggi.
O Imac é o primeiro instituto da carne do Brasil e é responsável por definir os critérios para atestar a qualidade da carne produzida no Estado, através do selo “Carne de Mato Grosso”. No mundo o Instituto Mato-grossense é o sexto.
O prêmio de reconhecimento internacional é resultado do trabalho desenvolvido no Estado em relação à produção da carne.
“Mesmo em meio à crise, estamos trabalhando para construir novas oportunidades para Mato Grosso”, pontuou o governador Pedro Taques ao receber o prêmio. Taques ainda participou da palestra sobre a produção sustentável de proteína animal e a percepção do consumidor sobre o agronegócio.
Mato Grosso conta hoje com um rebanho de aproximadamente 29 milhões de cabeças.
O Imac, criado em março, possui quatro pilares de atuação: padronização e tipificação da carcaça; promoção e marketing da carne; orientação ao consumidor e ajudar na criação de produtos; garantia de origem da carne e sistema de balança.
Há menos de 30 dias, como o Agro Olhar comentou, o presidente do Instituto, Luciano Vacari, apresentou ao governador Pedro Taques o protocolo que define os critérios para atestar a qualidade da carne produzida em Mato Grosso. A rastreabilidade do animal, por meio das Guias de Trânsito Animal (GTA), é um dos critérios específicos para comprovar a origem dos animais.