Indea aponta aumento no número de abates em Mato Grosso

Na última semana, o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) disponibilizou os dados de abate de bovinos em Mato Grosso
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

abate4Na última semana, o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) disponibilizou os dados de abate de bovinos em Mato Grosso. De acordo com o relatório, no mês de novembro/16 foram abatidos 405,27 mil animais, 1,29% a mais que em outubro/16.

Segundo análise do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), esse acréscimo deve-se ao total de fêmeas abatidas, que cresceu 25,60%. Em divergência das fêmeas, os machos obtiveram queda em todas as faixas etárias, recuando 8,32%. De acordo com o Imea, tal movimentação pode ser explicada pela sazonalidade, “visto que, em 12 dos últimos 14 anos o abate de fêmeas registrou elevação comparando-se novembro com outubro, e em nove dos últimos 14 anos, o total de machos abatidos diminuiu”.

Conforme o instituto, as principais justificativas para esse fluxo “padrão” são: diminuição da entrega de animais de confinamentos (maioria de machos), e com o adiantamento das chuvas, há relatos de pecuaristas que anteciparam a estação de monta, e conseguiram desta forma abreviar o descarte de fêmeas que não emprenharam.