Infraestrutura será favorável

Pavimentação da BR-163 entre Cuiabá e Santarém ajudará a ampliar o uso dos portos do Norte
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A tendência é que os corredores logísticos do Norte e Nordeste do Brasil sejam utilizados cada vez mais pelos exportadores de Mato Grosso nos próximos anos. O fator decisivo na inversão da saída dos embarques matogrossenses será o investimento em infraestrutura logística e, consequentemente, o valor do frete, pondera o diretor-executivo do Movimento Pró-Logística e presidente da Câmara Temática de Logística do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Edeon Vaz.

Segundo ele, até o fim de 2018 deve ser concluída a pavimentação do trecho da BR-163 (Cuiabá-Santarém) no lado paraense. Para o economista da Conab e autor do estudo sobre o fluxo das exportações, Carlos Eduardo Cruz Tavares, os corredores multimodais viabilizam os custos pelo corredor Norte. “Acredito que deva continuar crescendo as exportações pelo Arco Norte, contudo a fatia de mercado das exporta- ções que seguem para Santos sempre serão generosas”.

Ele lembra que empresa Rumo ALL, administradora dos trilhos ferroviários que partem de Rondonópolis até o Sudeste brasileiro, pretende renovar a concessão com o governo e continua a realizar investimentos na malha ferroviária. “Além disso, o transporte fluvial no rio Tietê voltou a funcionar. Todos esses eixos de transporte continuam favorecendo Santos”. Quanto às cargas destinadas aos portos do Arco Norte, Tavares lembra que há um crescimento acentuado na produção de grãos desde 2004, sendo que após 2005 a China passou a importar mais. Essa situação sobrecarregou os portos do Sul e Sudeste e outras rotas foram buscadas.

“Nos próximos anos, o que vai contribuir para o escoamento maior da produção pelos portos do Norte ou do Sul/Sudeste será o valor do frete. Se tiver redução significativa dos preços para Santos, não vai diminuir”, completa o diretor-executivo do Movimento Pró-Logística. Ele pondera que com a conclusão do trecho da BR-163 no Pará, a tendência natural é que o crescimento da agricultura mato-grossense aconteça mais ao norte mato-grossense.