InterCorte 2017 é aberta oficialmente em Cuiabá

Feira reúne principais empresas e produtores de carne em dois dias de palestras, debates e exposições
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A InterCorte 2017 foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (08), em Cuiabá. Com público em torno de 1,2 mil pessoas, a maioria pecuaristas, foi anunciado pelo governador do Estado de Mato Grosso, Pedro Taques, a suspensão do aumento da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Produtos (ICMS) para o boi comercializado vivo.

A notícia foi comemorada pelo público presente na feira, uma das maiores do segmento e que percorre as principais regiões produtoras de carne do país. Em Cuiabá, a InterCorte é realizada pela Terraviva Eventos e Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). Marco Túlio Duarte Soares, presidente da Acrimat, destacou que se fosse só por este anúncio, a InterCorte já teria valido a pena.

“A InterCorte é uma oportunidade única para discutir as tendências do setor, fomentar a profissionalização da produção de carne de qualidade, compartilhar experiências e divulgar as tecnologias disponíveis no mercado. Mas nada disso faz sentido se for sustentável do ponto de vista econômico”, afirmou Marco Túlio com relação à redução da pauta anunciada pelo governador.

A alíquota que incide sobre o gado comercializado para ser abatido em outros estados seria reajustada de 7% para 12% a partir de 1º de abril. Após o debate entre pecuaristas e governo, Pedro Taques decidiu suspender o aumento até 1º julho, quando o ICMS será reajustado para 9%. “A partir de 1º de julho, poderemos reavaliar a base de arrecadação e estudar uma redução da alíquota para 7% ou até menos”, explicou Taques.

O produtor Luiz Fernando Conte, da região de Juara, explicou que o aumento do ICMS inviabilizaria a pecuária em muitas regiões do Estado, onde plantas frigoríficas foram fechadas e os produtores não têm opção de venda. “Com 7% já está difícil manter a rentabilidade do setor, estamos em momento de baixa. Aumentar a alíquota significa fechar no vermelho”.

Mas este não foi o único anuncio feito durante a InterCorte. Ainda segundo o governador, o Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) passará a ser um novo regulador de mercado, por meio da elaboração e divulgação de notas técnicas. Além disso, segundo o governador,  o recurso necessário para o Imac iniciar a operação das balanças que serão instaladas nos frigoríficos, cerca de R$ 900 mil, foi disponibilizado nesta quarta-feira (08).

InterCorte

A feira de tecnologia e negócios da pecuária de corte abriu a temporada 2017 em Cuiabá e será realizada ao longo desta quarta-feira (08) e quinta-feira (09), no Centro de Eventos Pantanal. Com o tema “Entender para Atender”, o evento é composto por quatro painéis que norteiam as palestras, apresentação de cases e debates: Sustentabilidade, Cria, Intensificação e Carne.

O presidente da Acrimat, Marco Túlio Duarte, explica que a pecuária vem evoluindo consideravelmente nos últimos anos, melhorando a eficiência e eficácia. Para o produtor, agora é preciso voltar o olhar para a qualidade. “Conquistamos muitos avanços, com tecnologia e seriedade temos hoje o maior rebanho comercial do país. Agora vamos trabalhar para ter a melhor carne, agregando valor à produção e expandindo o mercado”.

O governador Pedro Taques destacou a qualidade do evento e importância para o desenvolvimento da cadeia da carne. “Este é um evento de tecnologia e que mostra a qualidade da produção do Estado. Hoje nosso rebanho tem 30  milhões de  cabeça e queremos ser produtores de carne e não de boi”.

Para Eduardo Ramos, diretor do Canal Terraviva, organizador do evento, a InterCorte é uma referência no mercado da carne e por isso a empresa decidiu não só participar, mas realizar a feira.

Beef Week

Paralelamente à InterCorte, ocorre em Cuiabá e Chapada dos Guimarães a Beef Week, um festival que reúne 16 restaurantes com pratos especiais com cortes bovinos. A iniciativa visa mostrar aos consumidores a qualidade e versatilidade da carne bovina, ao tempo que o pecuarista expõe no prato o resultado de seu trabalho no campo.

O festival acontece de 07 a 12 de março em 14 restaurantes de Cuiabá e dois de Chapada dos Guimarães com pratos que custam no máximo R$ 50. Ao pedir um prato, o cliente ainda recebe uma mensagem sobre do setor produtivo para mostrar a qualidade da nossa carne.