Investidores têm boas intenções

Governador apresentou Mato Grosso aos investidores asiáticos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O grupo de investimento chinês Pengxin irá aumentar o aporte financeiro no Brasil e Mato Grosso está na rota do grupo. Na sexta-feira (10), o governador Pedro Taques foi recebido pelo presidente e fundador da empresa Jiang Zhaobai, em Shanghai. A Pengxin adquiriu recentemente parte da Fiagril, empresa agroindustrial de Mato Grosso e pretende investir mais. “Temos muitas ideias novas de projeto para o Brasil. Somos uma das maiores empresas agropecuárias da China e pretendemos ampliar mais nossos negócios no Brasil. Sabemos da relevância de Mato Grosso, pois tudo que o Estado produz, a China precisa”, disse Zhaobai.

No ano passado, o país produziu 240 milhões de toneladas de grãos e Mato Grosso foi responsável por 25%. No entanto, o Estado pode chegar a 40% de todo esse resultado, sem ampliar as áreas abertas, apenas aumentando a produtividade. “Temos programa de incentivo e queremos fazer parcerias, beneficiando brasileiros e chineses”, disse Taques.

Fundado em 1988 com foco no ramo imobiliário, a Pengxin hoje é uma multinacional presente em vários países e que trabalha nas áreas de agronegócio, meio ambiente, mineração e saúde. A empresa foi uma das beneficiadas pela abertura econômica do país há 40 anos e tem perspectiva de crescimento.

O encontro também mostrou uma perspectiva positiva para os pecuaristas do Estado. O presidente do grupo chinês afirmou que pretende, nos próximos 5 anos, ser o principal comprador/fornecer de carne da China. O diretor da Associação dos Criadores Mato-grossenses, Luciano Vacari, falou sobre a qualidade da carne produzida no estado. “Podemos atender em escala e um público mais exigente, enviando cortes mais nobres. Temos qualidade e controle sanitário eficiente”.