JBS é assunto em reunião anual do IBA no Paraguai

Foco dos noticiários após a interrupção de abates em MS, a JBS também foi alvo de parte das discussões no encontro anual da Aliança Internacional da Carne (IBA)

Foco dos noticiários após a interrupção de abates em MS, a JBS também foi alvo de parte das discussões no encontro anual da Aliança Internacional da Carne (IBA) – do inglês Internacional Beef Alliance -, realizado desde segunda-feira, 15 de outubro, até o próximo domingo, 24, em Assunção, Paraguai.

De acordo com Francisco Manzi, diretor técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), e representante do Brasil no encontro, os membros das delegações estrangeiras exigiram esclarecimentos sobre a delação da JBS, assim como a opinião dele sobre o assunto. “Explicamos que o ocorrido envolveu os membros da diretoria e não a empresa e ressaltamos o nosso desejo de que os culpados sejam punidos”, destacou o executivo.

O Brasil faz parte da IBA desde 2015 e é representado na entidade pela Acrimat e pela Associação Nacional dos Confinadores. Os demais membros do grupo são Austrália, Nova Zelândia, Canadá, EUA, México e Paraguai, que também entrou há dois anos.

Manzi também informou que o encontro deste ano tem sido pautado em como fortalecer a entidade. “O objetivo agora é atrair o Uruguai e a Argentina para a aliança”, destacou. Segundo ele, as conversas com os uruguaios já estão bem adiantadas e um acordo não deve demorarar para acontecer.

Entre os demais temas da reunião, o técnico destacou o incentivo à sustentabilidade, jovens lideranças e, principalmente, a discussão de acordos comerciais. Manzi também reforçou a importância de ter Márcio Caparroz como o secretário da entidade. “Sem dúvida isso trará muitos benefícios ao Brasil, tanto pela facilidade de comunicação como pelo conhecimento dele sobre as demandas do nosso sistema produtivo”.

O executivo adiantou que o Brasil deve sediar a reunião anual da entidade em 2019. O encontro do ano que vem será realizado no Canadá.