Junho registra alta de 37,5% nos abates de gado em Mato Grosso

O mês de junho registrou o abate de 465,1 mil cabeças de gado.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O mês de junho registrou o abate de 465,1 mil cabeças de gado. O volume é 37,5% no comparativo com maio e o maior envio aos frigoríficos desde agosto de 2017. O incremento já era esperado, visto em maio os produtores não terem conseguido entregas os animais nos frigoríficos diante a paralisação dos caminhoneiros.

Os números são do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) na última semana.

“Esse resultado já era esperado, visto que os animais que não foram entregues aos frigoríficos no mês anterior foram realocados em junho. Aliado a isso, a seca tem afetado a qualidade e quantidade das pastagens, levando os produtores a reduzirem a lotação de animais no pasto, o que contribuiu para o aumento nos abates. Diante disso, os frigoríficos estão com a escala bastante confortável, perto de sete dias, e este cenário tem pressionado o preço da arroba, mesmo na entressafra”, pontuou o Imea em seu Boletim da Bovinocultura na última semana.

Entre janeiro e junho Mato Grosso já abateu mais de 2,461 milhões de cabeças de gado, uma média de 410,2 mil cabeças por mês. Conforme o Indea-MT e o Imea, dentro da média mensal de animais levados aos frigoríficos as fêmeas representam 51,6% do volume abatido.

Quanto à utilização da capacidade frigorífica instalada a média em 2018 é de 49,6%