O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, embarcou nesta segunda-feira (30) para a China, onde vai se encontrar com líderes de outros 19 países, que junto com o Brasil, formam o G-20. Na agenda, reuniões importantes com nações que podem garantir a ampliação do mercado internacional para o Brasil, principalmente, em relação aos alimentos. Entre os assuntos a serem discutidos durante a semana no Gigante Asiático estão a produção sustentável, a erradicação da fome e a eliminação da miséria até 2030, das quais Mato Grosso tem papel pontual para colaborar.
É o que analisa o ministro interino do Mapa, Eumar Novacki. Ele pondera que o crescimento agrícola de forma sustentável é uma preocupação nacional. “O mercado internacional está atento à produção eficiente e ambientalmente correta. O ministro Maggi tem destacado que os produtores que não se adequam a este compromisso não resistirão”.
Em relação à agenda bilateral, Maggi vai se reunir com ministros da agricultura da Argentina, Rússia, China, Coreia do Sul, México Rússia e União Europeia. “Entre os assuntos a serem debatidos estão a ampliação do comércio de carnes, grãos, lácteos e frutas entre estes países e o Brasil, além de pautas relacionadas a acordos entre o Mercosul e a União Europeia”, explicou Novacki.
A viagem de Blairo Maggi à China é o primeiro compromisso internacional cumprido pelo ministro desde a assunção do presidente Michel Temer (PMDB). O G-20 reúne os países mais desenvolvidos do mundo, cuja participação do Brasil demarca importante eixo na comunidade internacional. “Mato Grosso também se destaca neste cenário, já que é um notório fornecedor de produtos primários para o mundo”, pontua Novacki.