Mapa avança negociações externas durante viagem à China

Ministro da Agricultura está marcando visitas a países que possivelmente venham a comprar do Brasil
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O ministro da Agricultura da Rússia, Alexander Nicolayevich Thachyov, deve visitar o Brasil em novembro para conhecer a produção brasileira, informou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O ministro Blairo Maggi, os russos têm interesse em vender pescados e trigo e importar maçãs e outras frutas brasileiras. Já o governo brasileiro manifestou a intenção de incrementar as vendas de carnes e soja. O convite aos russos ocorreu durante a viagem de Maggi à China, para participar da reunião de ministros da Agricultura do G20, em Xian, no início deste mês.

Plenário do Senado

Plenário do Senado

Maggi solicitou ao governo chinês novas habilitações de estabelecimentos brasileiros de carne suína e de aves, além de oito frigoríficos, já inspecionados em missões de 2010 e 2012 daquele país ao Brasil. O ministro da Agricultura da China, Han Changfu, também recebeu convite para conhecer a produção brasileira e a data ainda será marcada.

Sobre o encontro com representantes da Coreia do Sul, Maggi disse que pretende visitar o país em agosto para negociar a abertura de mercado à carne suína brasileira. Por sua vez, os coreanos manifestaram interesse em exportar pera para o Brasil.

Ele também marcou uma reunião com os Estados Unidos para o dia 28 de julho, em Washington, quando haverá uma reunião do Comitê Consultivo Agrícola com aquele país. Um dos assuntos será a habilitação para o comércio de carne bovina brasileira.

Com a Argentina, foram discutidos temas bilaterais e a negociação com outros blocos comerciais, como da União Europeia. Ainda com o México, o ministério informou que foi tratado o interesse em ampliar a cooperação com o Brasil na área de produção de etanol junto às indústrias que produzem açúcar de cana naquele país.

[su_video url=”http://medias.canalrural.com.br/resources/mp4/5/6/1465515110265.mp4″ poster=”http://medias.canalrural.com.br/resources/jpg/8/6/1465515238468.jpg” title=”Blairo estuda nova política de preço para o feijão”]