Mapa determina e Mato Grosso deixa de vacinar contra febre aftosa a partir de novembro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mato Grosso e outros cinco estados, além de Brasília, não mais imunizarão o rebanho bovino e bubalino contra a febre aftosa por decisão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A medida ocorrerá após a última etapa de vacinação a ser realizada em novembro.

O mapa suspendeu a vacinação em todas as unidades da federação que integram o Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA). São elas:  Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e Distrito Federal.

Ao todo, aproximadamente 113 milhões de bovinos e bubalinos deixarão de ser vacinados nestes estados. Somente em Mato Grosso, que possui o maior rebanho bovino do país, serão quase 30 milhões de animais.

O diretor-técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco Manzi, explica que o PNEFA elaborou 16 ações em 101 operações e uma delas é a retirada da vacinação contra a doença, como parte do projeto de ampliação de zonas livres de febre aftosa. A meta é que o Brasil obtenha a certificação internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação até 2026.

“Nós faremos a última vacinação em novembro de 2022 quando todos os animais devem ser vacinados, seguindo o plano, pela última vez.”, afirmou Francisco Manzi.

O diretor destacou ainda a importância do fortalecimento da vigilância da sanidade animal ainda mais com a retirada da vacinação. Hoje, os municípios mato-grossenses de Rondolândia e algumas propriedades dos municípios de Colniza, Aripuanã, Juína e Comodoro já são reconhecidas como zona livre de febre aftosa sem vacinação.

“A Acrimat chama a atenção dos pecuaristas para que, uma vez retirada as vacinas, os produtores fiquem ainda mais vigilantes. Em caso de suspeita de animais doentes, comunicar o Indea e fazer a atualização anual do seu rebanho, relatando as mortes, compras, transporte e também os nascimentos”, disse.

Além de parte do território de Mato Grosso, somente os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas têm a certificação internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação.

Campanha de Vacinação 2022 – Apesar da decisão do Mapa, segue em andamento neste mês de maio a Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa em todo o Brasil. Nessa primeira etapa serão no estado vacinados os bovinos e bubalinos de até 24 meses. Somente no mês de novembro, na segunda etapa, é que deverá ser imunizado todo o rebanho.