Mato Grosso celebra “Brasil Livre de Febre Aftosa”

Em maio deste ano, o Brasil será reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), como país livre de febre aftosa com vacinação

Em maio deste ano, o Brasil será reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), como país livre de febre aftosa com vacinação. Isso se deve à certificação que será entregue aos estados do Amapá, Amazonas, Roraima e parte do Pará, áreas que ainda não possuem o reconhecimento internacional.

Por essa razão, será promovida no âmbito nacional uma série de atividades comemorativas no período de 02 a 05 de abril de 2018. Em Mato Grosso o evento “Brasil Livre de febre aftosa”, será realizado no dia 05 de abril, em Cuiabá, um encontro voltado para todos os agentes envolvidos nessa conquista.

O evento é uma realização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Governo de Mato Grosso por meio do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Sindicato das Indústrias de Frigoríficos do Estado de Mato Grosso (Sindifrigo), com o apoio do Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa-MT).

Na ocasião serão apresentados os caminhos e desafios enfrentados pelo Brasil e por Mato Grosso para reconhecimento de área livre de febre aftosa com vacinação. E ainda os desafios para avançarmos com a retirada da vacinação. Algumas personalidades que atuaram e contribuíram para a conquista mato-grossense serão homenageadas.