A rentabilidade e as tecnologias utilizadas no melhoramento genético da raça Senepol serão alguns dos destaques das 7ª edição da InterCorte em Cuiabá. A raça caribenha, que pode ter coloração vermelha, preta ou marrom, vem a cada ano crescendo no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), o país em 2016 havia alcançado a marca de 55.892 de cabeças.
A InterCorte etapa Cuiabá ocorre nesta quinta e sexta-feira, 12 e 13 de abril, no Cenarium Rural. A expectativa da organização é que o número de participantes supere o público de 1,5 mil pessoas do ano passado.
A raça Senepol estará presente na InterCorte através do Criatório Senepol da Conquista, do selecionador Fábio Mello, único criador da região metropolitana.
Conforme Fábio Mello, os pecuaristas que passarem pelo estande da Senepol da Conquista poderão conferir os últimos implementos protagonizados pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), em especial no que diz respeito ao Programa de Melhoramento Genético Senepol (PMGS).
O criador pontua que a cada edição da InterCorte a oportunidade de conhecimento da cadeia da pecuária é elevada, principalmente para o desenvolvimento do setor em como produzir mais carne garantindo a qualidade exigida pelos consumidores.
“Ou seja, uma meta, ou ideologia que é concomitante aos trabalhos empregados a raça Senepol, como os quatro pilares que estruturam o PMGS, dos quais permitem o melhoramento da raça, além de orientar também os criadores quanto ao valor genético desses animais, do qual produz touro melhorador, impactando em toda a cadeia da pecuária, chegando ao objetivo final, o prato do consumidor”, explica Fábio Mello.
Além de disseminar as caraterísticas da raça Senepol na InterCorte, o Criatório Senepol da Conquista irá mostrar como a raça converte maior rentabilidade ao produtor rural.
“A indústria frigorífica vem pagando espontaneamente ágio para pecuaristas que trabalham com a raça, o dado faz parte de um estudo da Scot Consultoria em 20 Estados. Segundo a pesquisa 73,2% dos selecionadores confirmaram receber a bonificação. Os maiores ágios foram verificados nas vendas de novilhas (média 23%, boi magro (18%) e bezerro (17,1%). Este resultado comprova a boa aceitação do Senepol no mercado, e pode contribuir com a meta de dobrar o número de criadores e de animais registrados no Brasil até o ano de 2021”, alerta Fábio Mello.
A InterCorte é uma realização da Terraviva Eventos em parceria com a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) em Cuiabá. Além da Capital mato-grossense, a InterCorte passará também por Marabá (PA) e São Paulo (SP) em 2018.
O Senepol é uma raça de gado de corte desenvolvido na Ilha Caribenha de St. Croix a partir de cruzamentos entre o gado N’Dama e o gado Red Poll. É um animal que não possui chifres e de pelos curtos, podendo ter coloração vermelha, preta ou marrom. Entre as principais caraterísticas da raça está a tolerância ao calor.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), o Brasil alcançou a marca de 55.892 de cabeças de gado Senepol em 2016. Um aumento de 27% em relação a 2015 e de 130,7% ao ano de 2012 quando o rebanho era de 24.227 cabeças.
A expectativa é que existam no país em torno de 721 criatórios da raça, entre associados e não associados da ABCB Senepol.
Os estados de maior concentração de criação da raça são Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Rondônia, Goiás e Pará.