Melhoramento genético reúne produtores

Aumento da produtividade dos rebanhos bovinos, tanto de corte como de leite, é um avanço importante
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O aumento da produtividade dos rebanhos bovinos, tanto de corte como de leite, é um avanço importante, sendo conquistado por meio dos investimentos no melhoramento genético do plantel. Com a tendência de aumento da demanda por produtos da pecuária e a necessidade de produzir de forma eficiente, utilizando espaços menores, os investimentos em genética continuam sendo essenciais. Uma oportunidade para ter acesso à melhor genética zebuína é a ExpoGenética 2018, que acontece de 18 a 26 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba, no Triângulo Mineiro.

O evento, que é referência no melhoramento genético de zebuínos, tem como objetivo estimular os investimentos nos rebanhos e levar ao produtor o que há de mais avançado no mercado. A feira é realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

De acordo com o gerente de melhoramento genético da ACBZ e coordenador do Programa de Melhoramento da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética) do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), Lauro Fraga Almeida, o evento atrai produtores de diversas partes do País, o que mostra o interesse crescente para melhorar o rebanho e ter maior produtividade.

 “Nossa expectativa em relação à feira é muito boa. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, recentemente, dados do Censo Agropecuário que apontaram para uma redução da área de pastagem e o crescimento da produtividade na pecuária entre 2006 e 2017. Nós, da ABCZ, entendemos que o crescimento da produtividade tem tudo a ver com as raças zebuínas. A pecuária de corte e de leite, no País, é feita com exemplares originários das raças zebuínas. Na ExpoGenética, o pecuarista terá acesso à melhor genética disponível, uma oportunidade importante para investir na melhoria da qualidade do rebanho”, explicou.

Pela primeira vez, no evento, será realizada a feira do Pró-Genética. O projeto, que estimula a livre negociação entre produtor e comprador, é uma forma de adquirir touros que tem o potencial de melhorar o rebanho. Ao todo, serão ofertados 21 animais das raças Nelore, Nelore mocho, Guzerá, Tabapuã e Gir leiteiro.

 Esta edição da ExpoGenética também será uma oportunidade para que os pecuaristas  invistam e modernizem as fazendas. Pela primeira vez será realizada a Expomaq, feira de máquinas, equipamentos e insumos. O evento é voltado, principalmente, para os pequenos e médios, e, ainda, pecuaristas da agricultura familiar. Os visitantes terão acesso a diversos estandes especializados em materiais para a pecuária. Além de máquinas e equipamentos, estarão presentes empresas especializadas na comercialização de material genético. A exposição receberá cerca de 40 caravanas de todo o Estado, o que irá estimular os negócios.

Leilão

Outra novidade é o leilão dos bovinos do Programa de Avaliação de Touros Jovens (Pnat). Nesta edição, além da classificação dos melhores animais, os criadores participantes do programa poderão leiloar os animais em um pregão exclusivo. Todos os touros que estarão presentes tiveram o desempenho avaliado em relação ao ganho de peso, conversão alimentar e ultrassonografia da carcaça. Somente os animais superiores foram selecionados e participarão do leilão do Pnat.

 A agenda de leilões conta com 15 leilões, três eventos a mais que em 2017, quando 11 remates e um shopping faturaram um total de R$194 milhões. A expectativa é superar o valor alcançado em 2017.

Capacitação

Em relação à capacitação técnica, os pecuaristas poderão participar de duas palestras. Uma delas será sobre evolução da ultrassonografia de carcaça no Brasil e a segunda sobre a tendência do mercado da carne bovina na nova sociedade mundial.