Cinco veterinários dos Estados Unidos estarão no País, a partir desta segunda-feira, 11, para inspecionarem frigoríficos de carne bovina. Os veterinários da Comissão Europeia de Saúde e Segurança Alimentar (DG Santé) farão auditorias em indústrias de pescado entre os dias 12 e 20 de setembro.
Segundo o Ministério da Agricultura, a missão norte-americana, comandada pela subsecretária adjunta de Segurança Alimentar do Serviço de Segurança e Inspeção de Alimentos (FSIS), Carmen Rottenberg, vai contar com representantes do Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal (Aphis, na sigla em inglês).
O grupo vai fiscalizar abatedouros em São Paulo. “A vinda dos americanos foi solicitada em caráter extraordinário pelo Brasil, para demonstrar que foram corrigidas inconformidades apontadas por técnicos, em junho, e tentar reverter a suspensão das exportações para aquele mercado”, disse o Ministério em nota.
Em relação aos europeus, que farão vistoria de rotina, a última vez que uma missão veio ao Brasil foi em 2012. Em Santa Catarina, deverão ser inspecionados três frigoríficos, além de navios de produção primária e locais de desembarque.
Em Rio Grande (RS) serão inspecionados três frigoríficos, navio-fábrica, barcos congeladores em salmoura e o serviço veterinário oficial.
Em São Paulo, serão vistoriadas duas plantas industriais e local de desembarque de pescado. No Rio de Janeiro, são dois frigoríficos, informa o Ministério.