MT abate quase 8% menos bovinos em janeiro no comparativo a dezembro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O abate de bovinos foi 7,74% menor em janeiro deste ano em relação a dezembro do ano passado, informou em relatório semanal o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), com base em dados do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea-MT).

O total de cabeças abatidas no mês passado alcançou 367,21 mil, das quais 225,05 mil foram machos e 142,15 mil, fêmeas. Em dezembro, o número total foi de 398,02 mil cabeças abatidas.

Entre os machos, o recuo foi de expressivos 15,57% em relação a dezembro. Já a quantidade de fêmeas levadas ao gancho cresceu 8,12%.

“Um dos principais motivos que influenciaram este cenário foi a oferta mais escassa de machos e, para atender à demanda interna e aproveitar a alta na arroba, alguns pecuaristas decidiram continuar descartando suas vacas”, cita o Imea, no relatório.

Ainda conforme o instituto, todas as regiões do Estado tiveram queda no número de abates, sendo o sudeste, com perda de 20,66%; oeste (-12,40%) e centro-sul (-7,25%) as que tiveram maior decréscimo. Já a nordeste foi a única região mato-grossense que apresentou alta nos abates, embora leve, de 0,61%.

“Diante disso, para o curto prazo é esperada uma maior contenção de fêmeas no Estado, o que pode restringir ainda mais a oferta de animais para abate”, finaliza o Imea.