MT encerra campanha contra a aftosa com 99,85% do rebanho vacinado

Os investimentos em sanidade animal representam muito mais que um custo à pecuária, é a garantia de um rebanho livre da doença para o Brasil, em especial para Mato Grosso, que além de ter o maior número de bovinos do País, é também o segundo em exportação de carne in natura.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Até novembro de 2019, Mato Grosso registrou cobertura vacinal contra febre aftosa de 99,85%. Isso representa mais de 14 milhões de bovinos e bubalinos de animais com até dois anos de idade. A diretora executiva da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Daniella Bueno, representou o presidente da entidade, Oswaldo Ribeiro, no evento de apresentação dos números, que contou com a presença do diretor do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea), Tadeu Mocelin, do secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), Celso Miranda, dentre outras autoridades.

De acordo com o governo do estado, foi obrigatória a vacinação do rebanho em todos os municípios com animais de até 24 meses de idade, enquanto no baixo Pantanal a vacinação cobriu todos o gado existente.

Segundo Daniella Bueno, há 12 anos Mato Grosso mantém o índice de vacinação acima de 99%. “Esse dado representa a conscientização e o comprometimento do pecuarista, o empenho do serviço veterinário oficial e de todos os demais envolvidos na cadeia produtiva”.

Nesta etapa foi obrigatória a imunização de todos os bovinos e bubalinos, de 0 a 24 meses, e nas propriedades localizadas no baixo pantanal mato-grossense, todo o rebanho foi imunizado.

Após a imunização do rebanho, o produtor deve fez a declaração da vacinação com a contagem dos animais por idade e sexo, juntamente da Nota Fiscal da compra das vacinas e apresentou no Indea do seu município até o dia 15 de dezembro de 2019.

Aproximadamente 652 pecuaristas deixaram de comunicar a vacinação ao Indea-MT, e a partir de agora serão fiscalizados pelos servidores do órgão, que irão executar a vacinação assistida, além de autuar o mesmo por não vacinação. Conforme a diretora, esses inadimplentes não colocam em risco o rebanho mato-grossense, pois terão seus rebanhos vacinados com a presença do serviço oficial, o que irá garantir que 100% do rebanho bovino de Mato Grosso estará imunizado antes da próxima campanha, que será realizada em maio de 2020.

A multa para quem deixou de vacinar o rebanho dentro do período da campanha é de 1 UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado. O produtor que atrasou a comunicação ficou impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias.

Os investimentos em sanidade animal representam muito mais que um custo à pecuária, é a garantia de um rebanho livre da doença para o Brasil, em especial para Mato Grosso, que além de ter o maior número de bovinos do País, é também o segundo em exportação de carne in natura.