NOTA OFICIAL DA ACRIMAT

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (ACRIMAT) vem a público, por meio desta nota oficial, manifestar sua posição diante da paralisação anunciada pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical), a qual já impacta significativamente o fluxo de milhares de caminhões na fronteira de Foz do Iguaçu, divisa entre Brasil e Paraguai.

A ACRIMAT destaca a importância da reivindicação dos profissionais de fiscalização em busca de equiparação salarial e melhoria das condições de trabalho dos Fiscais Federais Agropecuários. Reconhecemos que tais pleitos são justos e devem ser reivindicados, desde que não comprometam a atividade agropecuária, quer seja em qualquer de suas fases: Produção, industrialização, transporte ou distribuição.

A cadeia produtiva da carne é sustentada por um elo robusto que não pode ser rompido, e é exatamente isso que estamos presenciando com a extensão dessa paralisação. Além de afetar diretamente a produção, a continuidade desse movimento prejudicará as exportações de carne e a saída de produtos perecíveis, impactando negativamente toda a economia.

Os efeitos iniciais já se notam na linha de produção, refletindo no prolongamento da espera dos embarques. Animais de confinamento prontos para entrega ficarão retidos aguardando liberação.

É crucial ressaltar que a escala de abate já estava estendida nas últimas semanas e, com essa paralisação, os prejuízos se agravarão, repercutindo de forma mais expressiva na economia do país.

A ACRIMAT, portanto, solicita a prudência e o diálogo construtivo entre as partes envolvidas, visando a rápida resolução dessa situação, a fim de evitar danos irreparáveis à cadeia produtiva e à economia nacional.

Oswaldo Ribeiro Junior

Presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso